terça-feira, 29 de novembro de 2011

Folhado de Queijo de Cabra com Mel


Este folhado é daquelas coisas que, normalmente, não sobram cá em casa. Pode ser feito com queijo de cabra, mas podem utilizar-se outros queijos (Brie, Queijo da Serra).

Ingredientes:
1 Embalagem de massa folhada (já esticada)
1 Embalagem de queijo de Cabra (uso Palhais)
1 Maçã
1 Colher de sopa de amêndoa laminada
2 Colheres de sopa de mel

Preparação:
Desenrole a massa folhada na bancada. Parta o queijo em rodelas e espalhe-o pelo centro da massa. Descasque a maçã e parta-a em meias luas. Disponha-as em cima do queijo. Espalhe o mel por cima do queijo e da maçã e cubra com a amêndoa. Feche a massa levando duas pontas ao centro e enrole as outras duas pontas de modo a que a massa fique bem fechada. Leve ao forno durante 25 minutos. É uma óptima entrada para servir com salada de rúcula, ou apenas simples para um lanche.
Pode também utilzar massa folhada aos quadrados e fazer trouxas individuais.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sopa de Nabiças


Há muita gente que não come sopa, porque não gosta, ou simplesmente porque acha que não gosta. Eu sempre comi sopa, gosto mais de umas do que outras, mas na generalidade gosto de sopa. Esta era uma das que eu achava que não gostava, porque quando a minha mãe a fazia partia as nabiças com os dedos como quem parte alface e eu achava que não gostava nada daquilo com bocados de "ervas" tão grandes a boiar. Até ao dia em que comi em casa da minha prima N. e ela partiu as nabiças assim como se fosse caldo verde, mas um bocadinho mais grosso. De salientar que estava com uma fome desgraçada quando lá cheguei. A partir daí comecei a gostar de sopa de nabiças. Que grande Nabiça!


Ingredientes:
1 Courgette
1/2 Alho francês (apenas a parte branca)
1 Cebola pequena
1 Batata
1 Cenoura
5 ou 6 quadradinhos de abóbora
Azeite
Sal
Nabiças cortadas em juliana


Preparação:
Lave e corte em quadradinhos todos os legumes. Leve ao lume com água e sal até cozer bem. Passe tudo com a varinha mágica. Coloque as nabiças já lavadas e partidas e um fio de azeite. Deixe ferver uns minutos. Está pronta a servir.

domingo, 27 de novembro de 2011

Feijoada


Mais uma receita típica de Inverno.
Este prato pode ser feito com feijão de lata, mas eu prefiro cozê-lo e usar a água de o cozer para a feijoada. É um dos pratos típicos dos almoços de Domingo com a família.

Ingredientes:
Feijão vermelho
1 Chouriço de carne
1 Morcela
1 Farinheira
1 Couve lombarda

3 Cenouras em rodelas
1 Tira de entrecosto com febra partida ao meio e em pedacinhos
4 Tiras de entremeada em pedaços
1 Orelha
1/2 Frango do campo
Polpa de tomate
Piri-piri
Azeite
Cebola
Alho
Louro



Preparação: Coza o feijão (depois de demolhado de um dia para o outro) em água temperada com sal, meia cebola e uma folha de louro.
Faça um refogado com azeite, cebola, alho, louro, o tomate e as cenouras. Junte as carnes previamente cozidas em pedaços pequenos. Deixe cozinhar lentamente em lume brando. Se necessário adicione um pouco de água de cozer o feijão.
Quando as carnes estiverem bem cozinhadas e apuradas, junte a couve lavada e arranjada e deixe cozer. Se necessário junte um pouco mais de água de cozer o feijão. Adicione então o feijão e a morcela já cortada, rectifique os temperos  e deixe ferver mais uns minutos.
Sirva bem quente com arroz branco e com os enchidos cozidos partidos às rodelas.
                                    

sábado, 26 de novembro de 2011

Folhados de Bacon e Queijo


Confesso que não me lembro quando foi a primeira vez que fiz estes folhados, mas faço-os muitas vezes. Os miúdos gostam tanto destes como dos folhados de salsicha.


Ingredientes:
1 Base de massa folhada redonda
1 Pacote de bacon fatiado
1 Pacote de queijo fatiado
Ketchup qb


Preparação:
Estenda a massa e espalhe o ketchup. De seguida cubra com o Bacon e com o queijo por cima. Enrole como se fosse uma torta e corte fatias finas. Leva-se ao forno em papel vegetal até a massa estar cozida e os rolinhos estarem douradinhos.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Bolo de Chocolate Húmido




Esta é mais uma receita da minha amiga A. que faz sucesso cá por casa. Já foi sobremesa, morninho e acompanhado com uma bola de gelado de nata. Já foi bolo de aniversário e já saiu cá de casa ainda em massa para ser cozido no forno de amigos enquanto jantamos. É óptimo ainda quente, mas fresquinho também é uma delícia.

Ingredientes:
2 tabletes de chocolate de culinária
250 gr. de açúcar amarelo
100 gr. de farinha
6 ovos
125 gr de margarina
1 colheres de café de fermento
1 pacote de natas

Preparação:
Derreta 1 barra de chocolate com a margarina em banho maria (para ser mais rápido uso o microondas). Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Junte o chocolate com a manteiga, já derretidos. Bata bem. Entretanto vá juntando a farinha com o fermento e as claras batidas em castelo alternadamente. Misture bem e leve ao forno numa forma (uso tarteira com fundo) untada com manteiga e farinha, durante 15 minutos. É suposto ficar mal cozido.
Para a cobertura derreta a outra barra de chocolate com um pouco de margarina e junte um pacote de natas para ficar cremoso.
Cobra o bolo com o chocolate.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Legumes no Forno


Este ano houve chuchus com fartura cá por casa. Tenho-os utilizado nas sopas e não sei muito bem o que hei-de fazer com eles além disso. Ontem experimentei fazê-los no forno, juntamente com batatas e cenouras, para acompanhar peixe grelhado. Correu bem.


Ingredientes:
2 Batatas
2 Cenouras
1 Chuchu
1 Dente de alho
1 Folha de louro
Sal
Pimenta
Orégãos
Tomilho
Alho em pó
1 fio de Azeite


Preparação:
Descasque as batatas e corte-as em cubos. Descasque as cenouras e corte-as em rodelas. Descasque o chuchu e parta-o em meias-luas. Coza os legumes com sal, um dente de alho e uma folha de louro. Não deixe cozer na totalidade. Retire a água e transfira-os para uma travessa que possa ir ao forno. Polvilhe com alho em pó, orégãos e tomilho. Regue com um fio de azeite, leve ao forno e deixe corar.
É um bom acompanhamento para carne ou peixe.

domingo, 20 de novembro de 2011

Marmelada


Este ano as prendas para os amigos, vão ser feitas por mim. Pequenos cabazes doces, contendo: Doce de Tomate, Marmelada e Doce de Abóbora com Amêndoas. O Doce de Tomate já está feito há algum tempo. A Marmelada foi feita hoje e já está a arrefecer.

Ingredientes:
2 kg. de Marmelos
2 kg. de Açúcar
2 cascas de Limão
2 Paus de canela

Preparação:
Lave bem os marmelos e coza-os inteiros com a casca. Os marmelos começam a ficar com a casca rasgada quando já estão cozidos.
Deixe arrefecer, descasque-os e parta aos bocadinhos para dentro de uma taça. Pese-os apenas nesta altura.
Num tacho, coloque o açúcar e cubra-o com água. Junte os paus de canela e as cascas do limão. Leve ao lume até fazer ponto pérola. Junte os marmelos e deixe cozinhar durante meia hora. Retire as cascas do limão e os paus de canela. Passe com a varinha mágica e deixe cozinhar mais meia hora.
A marmelada está pronta.
Para conservar o máximo de tempo possível, escalde os frascos, seque-os bem e coloque a marmelada ainda quente dentro dos mesmos. Tape os frascos e guarde-os com a tampa virada para baixo até arrefecerem e assim criarem vácuo.
O último frasco de marmelada que fiz o ano passado, por esta altura, foi aberto a semana passada e estava em perfeitas condições, sem nunca ter ido ao frigorífico.

sábado, 19 de novembro de 2011

Bolo de Maçã



Fiz este bolo da Leonor de Sousa Bastos, numa tarde chuvosa de Domingo. É uma experiência a repetir, sem dúvida. Pode ser servido à sobremesa ainda morno com uma bola de gelado, ou frio acompanhado de um chá.
Utilizei uma forma rectangular.


Ingredientes:
75 gr. de Manteiga amolecida
175 gr. de Farinha com fermento
50 gr. de açúcar em pó
1 Ovo
75 ml. de água
3 Maçãs descascadas e cortadas em meias-luas grossas
Ingredientes para a Cobertura:
60 gr. de Açúcar mascavado claro
1 Colher de chá de Canela
25 gr. de Manteiga


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte a forma com manteiga e forrar com papel vegetal.
Misture a farinha com a manteiga e trabalhe a massa com a ponta dos dedos até que esteja granulosa.
Junte o açúcar e misture bem. Incorpore o ovo e a água e mexa com uma colher de pau até ter uma massa cremosa. Espalhe a massa no fundo da forma e coloque as fatias da maçã sobre a massa, prensando-as ligeiramente.
Cubra com o açúcar mascavado e a canela. espalhe também pequenos pedaços de manteiga por cima.
Leve ao forno durante 35 minutos aproximadamente.
Sirva morno ou frio.



terça-feira, 15 de novembro de 2011

Piano no Forno


Este prato é um dos pratos escolhidos para jantares em dia de semana em que tenho de passar a ferro. É rápido de preparar e o forno faz o resto, enquanto nos dá tempo para fazermos outras coisas. Desta vez foi temperado com Pimenta da Terra, vinda directamente dos Açores.

Ingredientes:
1 Piano de Porco (ou o entrecosto propriamente dito. Eu prefiro sempre o piano)
1 Cebola
Tempero de Febras
Batatinhas novas (desta vez foram batatas novas mas das grandes partidas em quadrados)

Preparação:
Barrar o piano com tempero de febras à venda no talho, ou no supermercado.
Regar um tabuleiro com um fio de azeite. Cortar a cebola em rodelas e espalhá-la no fundo do tabuleiro. Colocar o piano partido em dois e dispor as batatinhas descascadas à volta. Temperar as batatas com um bocadinho de sal, pimenta. Regar tudo com um bocadinho de vinho branco. Levar ao forno durante 40 minutos mais ou menos. Retirar do forno e cortar o piano em bocadinhos. Levar ao forno mais 5 minutos a alourar.
Acompanhar com salada de alface.

sábado, 12 de novembro de 2011

Bolo Rainha



No dia de S. Martinho não tive oportunidade de comer castanhas, então deu-me para fazer este Bolo Rainha. Como não sou apreciadora de passas, usei apenas amêndoas palitadas, pinhões e nozes. Com estas quantidades fiz dois bolos mais pequenos. Demora um pouco a fazer, mas vale a pena.

Ingredientes:
130 ml de Leite Morno
1 colher de sopa de Açucar
1 colher de sopa de Mel
2 ovos
1 colher de café de Canela
1 colher de café de Erva Doce
Raspa e sumo de 1/2 Laranja
Raspa e sumo de 1/2 Limão
500 gr. de Farinha para Pão de Brioche

150 ml de Vinho Moscatel ou Favaios
10 ml de Vinho do Porto
5 ml de Aguardente

200 gr. de frutos secos a gosto


Preparação:
Junte na cuba da máquina do pão todos os ingredientes, seguindo a orem pela qual estão descritos (menos os vinhos e os frutos secos). Seleccionar o programa Amassar, ou Massa, dependendo da máquina.
Durante o processo de envolvimento da massa (mais ou menos 30 minutos depois do início do programa - antes de começar a levedar) junte os vinhos e deixe prosseguir o programa até ao fim.
Retire a massa da cuba da máquina e coloque-a numa superfície enfarinhada.
Abra a massa e junte os frutos secos (deixe alguns para decorar o bolo). Envolva tudo e forme uma bola. Cubra a massa com um pano e deixe levedar durante cerca de 1 hora.
Faça um buraco no meio da massa e vá alargando até formar uma coroa. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele com ovo. Deixe a massa repousar mais 30 minutos num local quente (no forno a 50º, por exemplo, ou ao  lado da lareira como eu fiz).
Volte a pincelar com o restante ovo, decore com os restantes frutos secos e leve ao forno durante 25 minutos. Retire do forno e polvilhe com açucar em pó.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pão Enrolado


Esta receita foi adaptada do blog http://paracozinhar.blogspot.com/ e fez sucesso no dia do meu Aniversário. As quantidades que aqui estão dão para um pão grande e o recheio pode ser feito com os ingredientes que mais gostarmos. Como estava como uma gastroenterite, não o cheguei a provar nesse dia, mas congelei o bocadinho que sobrou e comi-o quentinho na semana seguinte. Estava óptimo na mesma.


Ingredientes para a massa:
1 chávena de Leite
1/2 chávena de óleo
500 gr. de Farinha
1 saqueta de fermento de pão em pó
1 pitada de sal


Ingredientes para o recheio:
1 fio de azeite
Orégãos q.b.
Chourição fatiado
Queijo fatiado
Fiambre fatiado
Cebola cortada em meias-luas muito fininhas (em opção pode utilizar-se aquela cebola frita à venda na loja do IKEA)


Preparação:
Coloque os ingredientes para a massa na cuba da máquina pela ordem indicada (líquidos primeiro e sólidos depois). Programe a massa para o programa de massa, que amassa e leveda a massa do pão.
Depois de levedada, estenda a massa numa superfície enfarinhada, regue com um fio de azeite, polvilhe com os orégãos e com a cebola, coloque os restantes ingredientes em camadas. Enrole a massa como se fosse uma torta e leve ao forno num tabuleiro polvilhado com farinha, durante uns 40 minutos.