sábado, 28 de janeiro de 2012

Moamba de Galinha



As primeiras vezes que comi moamba foram feitas pela minha amiga e ex-cunhada C. A C. é Angolana e deu a conhecer este prato à minha família há mais de 15 anos. Depois de comermos tantas vezes a Moamba da C. comecei eu a cozinhá-la. 
Andei a investigar e a Moamba está para Angola mais ou menos como o caril está para a Índia, ou seja, há várias maneiras de preparar a Moamba e parece que cada família angolana a prepara à sua maneira. Há quem acompanhe com amendoim, há quem junte beringela, enfim, um sem número de maneiras de cozinhar este prato típico.
Nós acompanhamos com banana frita e com funge de mandioca ou de milho. Quando há alguém na mesa que nunca comeu Moamba opto por fazer também um arroz branco normalíssimo com água de coco, porque o funge tem um sabor e consistência muito próprios e que nem toda a gente aprecia.

Ingredientes Moamba:
1 Frango (partido para guisar)
1 Cebola
4 Dentes de alho
1 Tomate
1 Lata de preparado de Moamba
Óleo de palma
200 gr. de Quiabos
Sal
Gindungo (a gosto)
4 Bananas
Farinha de mandioca

Ingredientes Feijão de Óleo de Palma:
1 Lata de feijão branco
3 Colheres de sopa de óleo de palma

Ingredientes Funge:
250 gr. de Farinha de mandioca
750 ml. de Água
Sal

Preparação Moamba:
Tempere o frango com sal e o alho. Coloque 2 colheres de sopa de óleo de palma num tacho e deixe derreter. Leve o frango a alourar um pouco nesse óleo. Retire o frango e acrescente mais uma colher de óleo de palma no tacho. Junte a cebola picada e o tomate cortado em quadradinhos. Deixe refogar. Junte de novo o frango e a lata do preparado da moamba. Tempere com um pouco de gindungo ou piri-piri. Deixe levantar fervura e junte os quiabos partidos (longitudinalmente) ao meio. Envolva tudo e deixe o frango cozinhar, mais ou menos 25 minutos. Se o molho estiver muito grosso pode juntar-se um pouco de água a ferver para não agarrar ao tacho. Rectifique o tempero.

Descasque as bananas e parta-as em 3 e passe-as pela farinha de mandioca. Leve a fritar em óleo bem quente.

Preparação Feijão de óleo de Palma:
Num tachinho leve a derreter o óleo de palma. Junte a lata de feijão branco cozido (escorrido), deixe ferver.

Preparação Funge:
Dilua a farinha de mandioca em cerca de metade de água fria e tempere com sal. Leve a restante água a ferver. Quando levantar fervura junte a mandioca já diluída e vá mexendo sempre. Deixe cozinhar até engrossar. 

Notas:
Quiabos: Dão uma consistência gelatinosa à Moamba
Funge: Quando começa a estar cozido fica com uma cor acinzentada. Também pode ser feito com farinha de milho, cozinhando-se exactamente do mesmo modo.

4 comentários:

  1. Que aspecto delicioso! Tenho de experimentar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Se gostas de sabores fortes, experimenta sim Sofia. Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Aqui em Angola utilizam também a manteiga de amendoim (Kitaba) para a moamba.

    ResponderEliminar