quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sopa de Lima Mexicana


As saudades de viajar são muitas, a disponibilidade é pouca e assim sendo, limito-me a recordar e a viajar pelos sabores do mundo a partir da minha cozinha. Hoje a receita escolhida foi esta sopa de lima que comi a caminho de Chichén Itzá num restaurante local. Esta sopa é típica da província de Yucatán e apesar de ser uma zona com um clima bastante quente, também tem Inverno e é nesta altura que esta sopa é mais consumida.


Ingredientes:
3 Peitos de frango
1 Litro de caldo de aves (caldo de cozer o frango)
1 Dente de alho
1 Cebola média
2 Tomates (bem maduros)
1 Chili Verde
6 Limas
1 Molho de Coentros
Orégãos
Sal e Pimenta
Azeite
Tiritas de milho


Preparação:
Coza o frango num litro de água, temperada com sal, pimenta e um dente de alho. Retire o frango e desfie-o. Reserve o caldo.
Num tacho, coloque um pouco de azeite. Junte a cebola, o Chili e o tomate tudo cortado em quadradinhos pequenos. Deixe refogar durante 5 minutos. Junte o caldo de aves, os coentros (inteiros) e os orégãos . Esprema 4 limas e junte à sopa. Rectifique o tempero. Junte depois o frango desfiado e deixe cozinhar por 5 minutos. Parta as 2 limas restantes às rodelas e coloque na sopa. Deixe ferver mais um minuto.
Na taça de servir coloque algumas tiritas de milho e regue com a sopa. Servir de imediato.


Nota: A receita original é feita com limas de yucatán que são mais doces que a lima que nos chega cá. Pode substituir-se metade do sumo da lima por sumo de limão, para se conseguir um sabor mais aproximado.

Sem comentários:

Enviar um comentário