terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Tarte de Amêndoa


Fazendo uma análise às sobremesas que como quando vou a um restaurante, verifico que há algumas que só peço em determinados sítios. A tarte de amêndoa é um desses casos. Apenas como tarte de amêndoa em Carnide, num restaurante onde vou há muitos anos com os meus pais. Haa, claro, e quando estou a passar férias em casa do amigo G., no Algarve, vamos a Castro Marim e compramos a tarte inteirinha para levar para casa. Estas são as minhas duas tartes de amêndoa preferidas. E agora a desta receita entrou para o top 3 e sou eu que a faço em casa. A cobertura foi uma mistura de amêndoa com o creme que a Leonor Sousa Bastos faz para o Bolo de Caramelo.

Ingredientes Base:
200 gr. de Farinha
150 gr. de Açúcar
125 gr. de Margarina
1 Ovo 
Ingredientes Cobertura:
100 gr. de Açúcar mascavado
250 ml de Natas
200 gr. de Amêndoas laminadas

Preparação Base:
Bata o açúcar com o ovo até formar um creme. Junte a margarina amolecida e bata bem. Junte a farinha e misture tudo. Leve a base ao forno pré-aquecido, numa forma de tarteira previamente untada, até ficar lourinha. Retire do forno
Preparação Cobertura:
Ferva as natas. À parte coloque o açúcar num tachinho até derreter (não junte água, o açúcar derrete assim seco). Quando o açúcar estiver derretido, junte as natas fervidas com muito cuidado, pois o açúcar quente atinge temperaturas muito altas. Mexa bem e junte as amêndoas.
Cubra a base com esta cobertura.

Nota: Para as amêndoas terem mais sabor, levei-as a uma frigideira quente a torrar um pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário