quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Trouxas Folhadas de Tofu e Cogumelos


Confesso que ainda não foram muitos os pratos vegetarianos que arrisquei fazer. Quando digo vegetarianos, estou a falar de tofu, seitan e produtos deste género e não de pratos somente de legumes. Gosto muito de comida vegetariana, quando bem confeccionada. Quem me deu a conhecer a comida vegetariana e macrobiótica foi a minha mãe, que apesar de não fazer muito em casa me levou a restaurantes e lojas de produtos macrobióticos. Aliás, foi ela que sempre me incentivou a provar novos sabores. Foi ela que me levou pela primeira vez ao Chinês, ao Indiano, ao Turco. Esta receita poderia ser dela, mas não é. É da minha amiga A. Os filhos dela adoram, e as primeiras vezes que comeram achavam que estavam a comer franguinho aos quadradinhos com cogumelos. Quando bem preparada e temperada a comida vegetariana surpreende verdadeiramente.

Ingredientes:
6 Placas quadradas de massa folhada (Usei a Bimbo, que já vem cortada)
250 gr. de Tofu
1 Lata (pequena) de cogumelos laminados
1 Cebola pequena Picada
1 Dente de Alho
1 Colher de sopa de mel
1 Colher de sopa de molho de soja
1 Colher de sopa de molho de ostras
1/2 Cálice de vinho do Porto
1/2 Cálice de Brandy
1 Gema de ovo para pincelar
Sementes de Papoila

Preparação:
Pique a cebola e o alho finamente e leve a alourar numa frigideira com um fio de azeite. Junte o molho de soja e o molho de ostras.
Corte o tofu em quadradinhos pequenos e junte ao refogado. Junte também os cogumelos escorridos. Regue com o mel, o vinho do Porto e o brandy. Deixe cozinhar 7/8 minutos. Retire do lume. Coloque o preparado no centro de cada quadrado de massa folhada e junte as pontas de modo a fazer uma trouxa. Pincele com uma gema de ovo e salpique com sementes de papoila. Leve ao formo mais ou menos 15 minutos, ou até a massa estar lourinha. Sirva com uma salada verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário