terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Tostada de Tomate e Queijo Brie

Para uma entrada ou um jantar rápido e leve, acompanhado de uma sopinha.

Ingredientes:
2 Baguetes
1 Tomate
Queijo Brie
Azeite
Alecrim

Preparação:
Parta a baquete ao meio e toste-a no forno. Regue as tostadas com um fio de azeite. Corte o tomate em rodelas finas e coloque por cima do pão. Parta o queijo Brie em fatias e coloque por cima do tomate. Salpique com alecrim e leve ao forno até derreter o queijo.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Bolachas com Recheio de Marmelada

A Biscoiteira estava vazia e já há algum tempo que queria experimentar esta receita da Coco e Baunilha, vai daí...sobrou este e a biscoiteira ficou de novo vazia. Dobrei a receita original.


Ingredientes:
500 gr. de Farinha
200 gr. de Açúcar
2 Colheres de sopa de açúcar baunilhado
1 Pitada de sal
200 gr. de Manteiga à temperatura ambiente
2 Ovos
Marmelada
Açúcar em pó q.b.

Preparação:
Bata a manteiga com os açúcares até formar um creme esbranquiçado. Junte o ovo e continue a bater. Junte depois a farinha e o sal. Forme uma bola com as mãos. Leve ao frigorífico durante uma hora envolvida dentro de película aderente.
Estenda a massa com um rolo da massa e corte as bolachas. Leve ao forno por 10/15 minutos. As bolachas devem ficar clarinhas. Deixe arrefecer. Recheie com marmelada e polvilhe com açúcar em pó.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Moamba de Galinha



As primeiras vezes que comi moamba foram feitas pela minha amiga e ex-cunhada C. A C. é Angolana e deu a conhecer este prato à minha família há mais de 15 anos. Depois de comermos tantas vezes a Moamba da C. comecei eu a cozinhá-la. 
Andei a investigar e a Moamba está para Angola mais ou menos como o caril está para a Índia, ou seja, há várias maneiras de preparar a Moamba e parece que cada família angolana a prepara à sua maneira. Há quem acompanhe com amendoim, há quem junte beringela, enfim, um sem número de maneiras de cozinhar este prato típico.
Nós acompanhamos com banana frita e com funge de mandioca ou de milho. Quando há alguém na mesa que nunca comeu Moamba opto por fazer também um arroz branco normalíssimo com água de coco, porque o funge tem um sabor e consistência muito próprios e que nem toda a gente aprecia.

Ingredientes Moamba:
1 Frango (partido para guisar)
1 Cebola
4 Dentes de alho
1 Tomate
1 Lata de preparado de Moamba
Óleo de palma
200 gr. de Quiabos
Sal
Gindungo (a gosto)
4 Bananas
Farinha de mandioca

Ingredientes Feijão de Óleo de Palma:
1 Lata de feijão branco
3 Colheres de sopa de óleo de palma

Ingredientes Funge:
250 gr. de Farinha de mandioca
750 ml. de Água
Sal

Preparação Moamba:
Tempere o frango com sal e o alho. Coloque 2 colheres de sopa de óleo de palma num tacho e deixe derreter. Leve o frango a alourar um pouco nesse óleo. Retire o frango e acrescente mais uma colher de óleo de palma no tacho. Junte a cebola picada e o tomate cortado em quadradinhos. Deixe refogar. Junte de novo o frango e a lata do preparado da moamba. Tempere com um pouco de gindungo ou piri-piri. Deixe levantar fervura e junte os quiabos partidos (longitudinalmente) ao meio. Envolva tudo e deixe o frango cozinhar, mais ou menos 25 minutos. Se o molho estiver muito grosso pode juntar-se um pouco de água a ferver para não agarrar ao tacho. Rectifique o tempero.

Descasque as bananas e parta-as em 3 e passe-as pela farinha de mandioca. Leve a fritar em óleo bem quente.

Preparação Feijão de óleo de Palma:
Num tachinho leve a derreter o óleo de palma. Junte a lata de feijão branco cozido (escorrido), deixe ferver.

Preparação Funge:
Dilua a farinha de mandioca em cerca de metade de água fria e tempere com sal. Leve a restante água a ferver. Quando levantar fervura junte a mandioca já diluída e vá mexendo sempre. Deixe cozinhar até engrossar. 

Notas:
Quiabos: Dão uma consistência gelatinosa à Moamba
Funge: Quando começa a estar cozido fica com uma cor acinzentada. Também pode ser feito com farinha de milho, cozinhando-se exactamente do mesmo modo.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Lasanha Vegetariana


Pelo segundo ano os meus pais têm courgetes e beringelas na horta. Pelo segundo ano que tenho courgetes para as sopas durante todo o ano. Normalmente, as que congelo só uso na sopa, ainda não experimentei a cozinhá-las de outra maneira depois de congeladas. Mas enquanto estão fresquinhas, é um legume muito utilizado cá em casa e apesar de não estar na altura delas foi um dos ingredientes desta lasanha.


Ingredientes:
Placas de Lasanha Frescas
1 Dente de alho
2 Tomates maduros
2 Courgetes
1 Beringela
Sal
Pimenta
Tomilho
Orégãos
Mangericão
3 Colheres de sopa de polpa de tomate 
1 Pacote de Molho Bechamel (Eu usei caseiro)
Queijo parmesão


Preparação: 
Corte a beringela e a courgete às rodelas finas e reserve. Pique o dente de alho e leve-o ao lume numa frigideira grande com um fio de azeite. Junte as beringelas e as courgetes e tempere com o sal e a pimenta. Corte o tomate em rodelas e junte-o aos restantes ingredientes. Tempere com o tomilho, os orégãos e o mangericão. Junte a polpa de tomate e deixe apurar.
Unte um tabuleiro com margarina e monte a lasanha, começando por uma placa de massa, seguida dos legumes, molho bechamel e assim sucessivamente até acabarem os ingredientes. Finalize com uma placa de lasanha e com o molho bechamel. Salpique com queijo parmesão ralado. Leve ao forno durante 25 minutos.
Está pronto a servir.

Molho Bechamel


É verdade que, hoje em dia, se encontra molho bechamel de qualidade em qualquer super-mercado, mas também é verdade que feito em casa tem outro sabor.


Ingredientes:
4 Colheres de sopa de manteiga
2 Colheres de sopa de farinha
250 ml de Leite
1 Pacote de Natas
Sal e pimenta q.b.
Noz moscada q.b.
Sumo de limão


Preparação:
Leve ao lume um tachinho com a manteiga e deixe derreter. Junte a farinha e misture bem até formar uma bola. Vá mexendo e deixe cozer um pouco, mas sem fritar a massa. Vá juntando o leite aos poucos sem parar de mexer até formar um creme. Se ficar encaroçado passe com a varinha mágica.
Retire do lume, junte as natas e tempere com o sal, a pimenta, a noz moscada e um pouco de sumo de limão.
Está pronto a utilizar.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Pão Caseiro - Artisian Bread


Pão acabadinho de fazer todos os dias? Ainda mais rápido do que cozer na máquina do pão? Sim, é esta receita. A massa é simples de fazer e pode guardar-se no frigorífico até duas semanas. Sempre que lhe apetercer um pão acabado de fazer, corta um pouco de massa, molda-a e leva-a ao forno. E voilá, o pão está pronto. Está a apetecer-lhe uma pizza? Não há problema, abra o frigorífico, estique a massa e escolha os ingredientes que mais gosta. Tirei a receita daqui, mas a original é do http://www.artisanbreadinfive.com/.

Ingredientes:
6 ½ Copos de farinha de trigo
3 Copos de água morna
1 ½ Colher de sopa de fermento biológico seco (1 saqueta)
1  Colher de sopa (rasa) de sal grosso
Farinha de milho para polvilhar q.b.

(1 copo = 1 cup = aproximadamente 235 ml)


Preparação:
Numa caixa plástica grande e que tenha tampa, misture muito bem todos os ingredientes com uma colher de pau e tape o recipiente. Guarde-a tapada no frigorífico, onde pode conservar-se até 2 semanas. Se quiser utilizar a massa no próprio dia, deixe-a descansar pelo menos 2 horas. Molde e leve ao forno 30 minutos, mais ou menos, dependendo do tamanho do pão que moldou.
Nos dias seguintes quando quiser pão quente retire o recipiente do frigorífico, e com as mãos enfarinhadas pegue num pedaço de massa e corte com uma faca. Sem voltar a amassar a massa que retirou, dê-lhe a forma pretendida dobrando as bordas da massa para dentro, tendo o cuidado de não apertar muito a massa para que esta não perca o ar que se formou dentro dela.
Deixe repousar no tabuleiro onde vai a cozer a massa, previamente polvilhado com farinha de milho, durante pelo menos 30 minutos. (Eu só deixei repousar o tempo que o forno demorou a aquecer).
Polvilhe o pão com um pouco de farinha de trigo e faça uns cortes na massa para que esta abra durante a cozedura.
Coloque o pão no forno bem quente e deixe cozer durante 30 minutos.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Caril de Tofu e Cogumelos


Mais uma receita vegetariana, desta vez com caril. Espero que gostem.


Ingredientes:
Massa Penne
250 gr. de Tofu
1 Lata (pequena) de cogumelos laminados
1 Cebola pequena Picada
1 Dente de Alho
1 Colher de sopa de molho de soja
1 Colher de sopa de molho de ostras
1/2 Cálice de vinho do Porto
1/2 Cálice de Brandy
1 Colher de chá de Caril
1 Colher de chá de Açafrão das Indias
1 Banana

Preparação: 
Coza a massa em água abundante com sal e um fio de azeite. Deixe-a al dente, escorra e passe-a por água fria. Reserve.
Leve a cebola e o alho ao lume com um fio de azeite. Deixe amolecer e junte o molho de soja e o molho de ostras. Tempere com o açafrão e o caril. Junte o tofu, partido em bocadinhos pequenos e os cogumelos. Regue com o Brandy e com o vinho do Porto. Deixe ao lume por 5 minutos. Parta a banana em rodelas e junte ao tofu. Deixe cozinhar mais 2 minutos. Misture a massa que cozeu previamente. Envolva tudo e sirva quente.



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pães de Leite


Li, a semana passada, que quem salta o pequeno-almoço tem mais tendência para engordar e depois da época natalícia a última coisa que todos precisamos é de engordar, por isso toca a tomar o pequeno-almoço, todos os dias. Como sugestão aqui ficam uns pães de leite acabadinhos de fazer, para comer com manteiga, com doce, ou assim mesmo, simples.


Ingredientes:
250 ml de leite
80 gr. de manteiga
500 gr. de Farinha de trigo
80 gr. de açúcar
1 Saqueta de fermento seco 
Uma pitada de sal
1 gema de ovo para pincelar
Açúcar em pó para polvilhar.


Preparação:
Coloque o leite morno na cuba da máquina, seguido dos outros ingredientes, pela ordem indicada. Programe a máquina para o programa massa.
Retire a massa e faça pequenas bolas. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Cubra com um pano e deixe descansar meia hora em local quente (pode colocar o tabuleiro no forno a 50º). Pincele os pães de leite com a gema de ovo e leve ao forno durante 20 minutos. Retire do forno e polvilhe com açúcar em pó.


Nota: Se não tiver máquina do pão, pode fazer de modo tradicional, amassando todos os ingredientes até que a massa fique elástica e se despegue da bancada. Coloque a massa num recipiente e cubra com um pano até duplicar de volume (30/40 minutos). Depois molde as bolas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Cubra com um pano e deixe descansar meia hora em local quente (pode colocar o tabuleiro no forno a 50º). Pincele os pães de leite com a gema de ovo e leve ao forno durante 20 minutos.


Nota 2: Pode optar também por utilizar qualquer umas das farinhas pré-preparadas para pão de brioche e seguir as instruções da embalagem.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Solha na Frigideira


Adaptei esta receita do livro "Dias com Mafalda", da Mafalda Pinto Leite. Normalmente utilizo solha mas pode fazer-se com dourada escalada, ou qualquer outro filete de peixe com pele.

Ingredientes:
4 Postas de solha
1 Limão
3 Dentes de alho
1 Molho de salsa picada
6 Folhas de hortelã picadas
12 Folhas de manjericão picadas
1 Colher de sopa de orégãos
60 ml. de Azeite
Sal 
Pimenta

Preparação:
Tempere o peixe com sal e pimenta.
Corte a casca de meio limão e coloque as cascas na frigideira juntamente com 30 ml. de azeite. Deixe o azeite ganhar o sabor do limão até o azeite começar a ferver. Coloque o peixe na frigideira com a pele para baixo e deixe cozinhar até o peixe ficar branco e a pele estaladiça. À parte, numa taça, coloque o restante azeite. Rale o resto do limão e junte ao azeite. Junte o alho picado e as ervas picadas. Quando o peixe estiver cozinhado, regue com este molho e deixe levantar fervura. Sirva com puré de batata.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Bolo de Domingo


E com o frio e a chuva que estão lá fora, está-se bem é a comer uma fatia deste bolo e a beber um chazinho quente. Aqui fica a receita do bolo de Domingo. Deliciem-se enquanto eu vou ali para o sofá, que tenho o Dr. McDreamy e o Dr. McSteamy à minha espera. Bom Domingo.

Ingredientes:
200 gr. de Farinha
150 gr. de Açúcar
125 ml. de Leite
125 ml. de Azeite
2 Ovos
1 Colher de chá de fermento em pó
Raspa de 1 limão

Preparação:
Misture os líquidos todos, o ovo e comece a bater com a batedeira. Junte o açúcar, a raspa de limão e depois a farinha com o fermento. Bata bem. Coloque numa forma untada e leve ao forno durante 40 minutos.

Nota: Não deixe de utilizar a raspa do limão, faz toda a diferença para aromatizar o sabor do azeite

sábado, 14 de janeiro de 2012

Nuggets de Frango


Estes nuggets já não têm segredo para ninguém, aparecem em imensos blogs de culinária, já foram feitos dezenas de vezes, mas são mesmo bons e para quem, por acaso, nunca se cruzou com esta receita aqui fica. A primeira vez que a vi, foi num dos programas da Nigella que passava na Sic Mulher.
Acabei por fazer um molho de iogurte com pickles e salsa para ir molhando os nuggets.

Ingredientes Nuggets:
2 Peitos de frango cortados em tiras
2 Iogurtes naturais
Sal
Pimenta
1 Dente de alho
1 Pacote de bolachas cream cracker

Ingredientes Molho de Iogurte:
1 Iogurte natural
Pickles
Salsa
Sal
Pimenta

Preparação Nuggets:
Tempere as tiras de frango com sal, pimenta, 1 dente de alho picado. Envolva com o iogurte e deixe marinar uma hora ou mais. Pode até deixar de um dia para o outro.
Pique as bolachas grosseiramente na picadora. Eu meti as bolachas num saco e dei-lhe umas pancadinhas com o rolo da massa. Passe o frango pelas bolachas picadas e leve ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal, durante 30 minutos.

Preparação Molho de Iogurte:
Numa taça coloque o iogurte. Pique a salsa e os pickles e junte ao iogurte. Tempere com sal e pimenta.

Sirva os nuggets com uma salada verde.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bolo de Fécula de Batata para a Mãmã


Há alguns dias que andava a pensar em que bolo fazer para o dia de anos da minha mãe, surgiram algumas sugestões, mas o escolhido dela acabou por ser este, o famoso bolo de fécula de batata da Leonor Sousa Bastos. O entusiasmo com este bolo foi tanto que até o meu pai ajudou a barrar o creme de pasteleiro. Para a amostra só ficou mesmo esta fatia. 
Parabéns mamã e obrigada por tudo o que tens sido para nós, mãe, amiga e companheira. Que estes momentos se repitam por muitos e longos anos e que a vida nos permita estarmos sempre juntos.

Ingredientes Bolo:
8 Ovos
250 gr. de Açúcar
160 gr. de Fécula de batata


Ingredientes Creme de Pasteleiro:
400 ml de Natas
600 ml de Leite
6 Gemas
200 gr. de Açúcar
80 gr. de Amido de milho (Maizena)
Casca de limão
125 gr. de Côco Ralado


Preparação Bolo:
Pré-aqueça o forno a 180º C.
Unte duas formas com cerca de 22 cm de diâmetro com manteiga e forre com papel vegetal.
Bata as gemas com o açúcar durante cerca de 15 minutos, ou até que tenham triplicado de volume e estejam esbranquiçadas. Bata as claras em castelo.
Misture 1/3 das claras nas gemas, e bata até que esteja homogéneo.
Misture as claras restantes, com cuidado, usando uma espátula.
Peneire a fécula de batata sobre a massa, aos poucos, misturando suavemente.
Divida a massa pelas duas formas e leve ao forno durante cerca de 15-20 minutos (faça o teste do palito)
Retire do forno e deixe arrefecer completamente sobre uma grade antes de desenformar.


Preparação Creme de Pasteleiro:
Misture o açúcar com o amido de milho, um pouco de leite e as gemas e reserve.
Misture o restante leite com as natas e a casca de limão, num tacho, e leve ao lume até ferver.
Verta sobre a primeira mistura, mexendo bem. Leve de novo ao lume, mexendo sempre até levantar fervura e engrossar.
Retire do lume e coloque o creme numa taça para arrefecer mais rapidamente.


Coloque uma metade de bolo num prato, espalhe por cima uma porção de creme e coloque a outra metade por cima.
Cubra completamente o bolo com o creme e enfeite com coco ralado.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sopa de Lima Mexicana


As saudades de viajar são muitas, a disponibilidade é pouca e assim sendo, limito-me a recordar e a viajar pelos sabores do mundo a partir da minha cozinha. Hoje a receita escolhida foi esta sopa de lima que comi a caminho de Chichén Itzá num restaurante local. Esta sopa é típica da província de Yucatán e apesar de ser uma zona com um clima bastante quente, também tem Inverno e é nesta altura que esta sopa é mais consumida.


Ingredientes:
3 Peitos de frango
1 Litro de caldo de aves (caldo de cozer o frango)
1 Dente de alho
1 Cebola média
2 Tomates (bem maduros)
1 Chili Verde
6 Limas
1 Molho de Coentros
Orégãos
Sal e Pimenta
Azeite
Tiritas de milho


Preparação:
Coza o frango num litro de água, temperada com sal, pimenta e um dente de alho. Retire o frango e desfie-o. Reserve o caldo.
Num tacho, coloque um pouco de azeite. Junte a cebola, o Chili e o tomate tudo cortado em quadradinhos pequenos. Deixe refogar durante 5 minutos. Junte o caldo de aves, os coentros (inteiros) e os orégãos . Esprema 4 limas e junte à sopa. Rectifique o tempero. Junte depois o frango desfiado e deixe cozinhar por 5 minutos. Parta as 2 limas restantes às rodelas e coloque na sopa. Deixe ferver mais um minuto.
Na taça de servir coloque algumas tiritas de milho e regue com a sopa. Servir de imediato.


Nota: A receita original é feita com limas de yucatán que são mais doces que a lima que nos chega cá. Pode substituir-se metade do sumo da lima por sumo de limão, para se conseguir um sabor mais aproximado.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Tarte de Amêndoa


Fazendo uma análise às sobremesas que como quando vou a um restaurante, verifico que há algumas que só peço em determinados sítios. A tarte de amêndoa é um desses casos. Apenas como tarte de amêndoa em Carnide, num restaurante onde vou há muitos anos com os meus pais. Haa, claro, e quando estou a passar férias em casa do amigo G., no Algarve, vamos a Castro Marim e compramos a tarte inteirinha para levar para casa. Estas são as minhas duas tartes de amêndoa preferidas. E agora a desta receita entrou para o top 3 e sou eu que a faço em casa. A cobertura foi uma mistura de amêndoa com o creme que a Leonor Sousa Bastos faz para o Bolo de Caramelo.

Ingredientes Base:
200 gr. de Farinha
150 gr. de Açúcar
125 gr. de Margarina
1 Ovo 
Ingredientes Cobertura:
100 gr. de Açúcar mascavado
250 ml de Natas
200 gr. de Amêndoas laminadas

Preparação Base:
Bata o açúcar com o ovo até formar um creme. Junte a margarina amolecida e bata bem. Junte a farinha e misture tudo. Leve a base ao forno pré-aquecido, numa forma de tarteira previamente untada, até ficar lourinha. Retire do forno
Preparação Cobertura:
Ferva as natas. À parte coloque o açúcar num tachinho até derreter (não junte água, o açúcar derrete assim seco). Quando o açúcar estiver derretido, junte as natas fervidas com muito cuidado, pois o açúcar quente atinge temperaturas muito altas. Mexa bem e junte as amêndoas.
Cubra a base com esta cobertura.

Nota: Para as amêndoas terem mais sabor, levei-as a uma frigideira quente a torrar um pouco.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Frango de Barbecue do Jamie Oliver


Já fiz esta receita algumas vezes, mas não chego a pôr o frango no Barbecue...pensando nisto devia dar outro nome a esta receita. A Original está no livro "Jamie at Home". Aqui fica a minha versão. Está com um ar bastante escuro, mas é dos condimentos.


Ingredientes:
4 Coxas de frango
1 Colher de café de cominhos
1 Colher de chá de erva-doce em pó
2 Cravinhos
Sal e pimenta q.b.
3 Folhas tomilho fresco ou seco
3 ou 4 folhas de rosmaninho ou alecrim
Sumo e raspa de 1/2 laranja
4 Dentes de alho
1 Colher de sopa de pimentão-doce 
3 Colheres de sopa de vinagre balsâmico
4 Colheres de sopa de ketchup
3 Colheres de sopa de azeite
2 Folhas de louro


Preparação:
Num almofariz moa bem os cominhos, a erva-doce, os cravinhos, o sal, a pimenta. Pique o tomilho juntamente com o rosmaninho. Raspe a casca da laranja, pique os dentes de alho e junte tudo ao ingredientes anteriores. Junte o sumo da laranja, o pimentão-doce, o vinagre balsâmico o Ketchup e as folhas de louro. Deixe marinar as coxas durante meia hora, ou até mesmo de um dia para o outro. Regue um tabuleiro com azeite e junte as coxas de frango com a marinada. Leve o tabuleiro  ao forno coberto com uma folha de papel de alumínio durante 40 minutos. No fim deste tempo, retire a folha de alumínio e deixe tostar um pouco a pele do frango.
Sirva com batatas Fritas e uma salada verde.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Camembert Gratinado


E para a entrada de um jantar de amigos, nada melhor que um queijinho gratinado, acompanhado com tostas.

Ingredientes:
1 Queijo Camembert
1 fio de azeite
Alecrim

Preparação:
Coloque o queijo num recipiente que possa ir ao forno. salpique com algumas folhas de alecrim e regue com um fio de azeite. Leve ao forno durante 20 minutos. Abra um buraco em cima e sirva com tostas.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Filhós da Avó Natividade


Quando era miúda, os Natais eram passados em casa dos meus avós maternos e estas filhós eram feitas na noite de Natal. A minha avó N. amassava a massa antes do jantar e deixava-a a levedar junto à lareira enquanto jantávamos. Depois do jantar sentava-se numa cadeira baixinha e fritava as filhós ao lume, pela noite dentro. Fazia-nos sempre uns bonecos com a massa e dava-nos um pouco de massa para nos manter entretidos. Hoje em dia já não as fazemos na noite de Natal, com muita pena minha, porque o que eu gosto mesmo destas filhós acabadinhas de fazer.
O Natal já passou, mas visto que hoje é dia de Reis, não podia acabar melhor esta época festiva do que com esta receita da avó.

Ingredientes:
1 kg. de Farinha
30 gr. de fermento de Padeiro
10 Ovos
1 laranja (sumo)
1 Cálice de água-ardente
1 Copo de azeite morno
Sal 
Açúcar e canela para polvilhar

Preparação:
Derreta o fermento de padeiro num pouco de água quente. Num alguidar coloque a farinha e o sal. Faça um buraco no meio e junte o sumo de laranja, o cálice de água-ardente, os ovos bem batidos. Misture tudo e vá juntando o azeite. Junte o fermento. Amasse bem. É possível que seja necessário mais azeite. Utilize-o sempre morno. A massa está no ponto quando já se descola do alguidar.
Cubra a massa com um pano e deixe levedar durante uma hora num local quente.
Pegue em pequenas quantidades de massa e estenda-as com as mãos untadas com azeite. Leve a fritar em óleo bem quente. Deixe escorrer e polvilhe com açúcar e canela.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Trouxas Folhadas de Tofu e Cogumelos


Confesso que ainda não foram muitos os pratos vegetarianos que arrisquei fazer. Quando digo vegetarianos, estou a falar de tofu, seitan e produtos deste género e não de pratos somente de legumes. Gosto muito de comida vegetariana, quando bem confeccionada. Quem me deu a conhecer a comida vegetariana e macrobiótica foi a minha mãe, que apesar de não fazer muito em casa me levou a restaurantes e lojas de produtos macrobióticos. Aliás, foi ela que sempre me incentivou a provar novos sabores. Foi ela que me levou pela primeira vez ao Chinês, ao Indiano, ao Turco. Esta receita poderia ser dela, mas não é. É da minha amiga A. Os filhos dela adoram, e as primeiras vezes que comeram achavam que estavam a comer franguinho aos quadradinhos com cogumelos. Quando bem preparada e temperada a comida vegetariana surpreende verdadeiramente.

Ingredientes:
6 Placas quadradas de massa folhada (Usei a Bimbo, que já vem cortada)
250 gr. de Tofu
1 Lata (pequena) de cogumelos laminados
1 Cebola pequena Picada
1 Dente de Alho
1 Colher de sopa de mel
1 Colher de sopa de molho de soja
1 Colher de sopa de molho de ostras
1/2 Cálice de vinho do Porto
1/2 Cálice de Brandy
1 Gema de ovo para pincelar
Sementes de Papoila

Preparação:
Pique a cebola e o alho finamente e leve a alourar numa frigideira com um fio de azeite. Junte o molho de soja e o molho de ostras.
Corte o tofu em quadradinhos pequenos e junte ao refogado. Junte também os cogumelos escorridos. Regue com o mel, o vinho do Porto e o brandy. Deixe cozinhar 7/8 minutos. Retire do lume. Coloque o preparado no centro de cada quadrado de massa folhada e junte as pontas de modo a fazer uma trouxa. Pincele com uma gema de ovo e salpique com sementes de papoila. Leve ao formo mais ou menos 15 minutos, ou até a massa estar lourinha. Sirva com uma salada verde.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Tartes de Espinafres e Cogumelos


Depois de dias e dias a comer bem e muito, aqui fica uma refeição leve e rápida para o jantar.

Ingredientes:
1 Rolo de massa quebrada
300 gr. de Espinafres congelados
1 Lata de cogumelos laminados
1 Dente de alho
2 Colheres de sopa de Azeite
1 Colher de café orégãos
3 Ovos
1 Pacote de Natas
Sal e pimenta a gosto


Preparação:
Leve ao lume uma frigideira com o azeite e o alho picado. Deixe alourar e junte os espinafres congelados. Deixe saltear até os espinafres estarem bem descongelados. Retire os espinafres para um recipiente e reserve. Na mesma frigideira salteie os cogumelos com um pouco de pimenta e orégãos.
À parte bata 3 ovos, junte o pacote de natas e tempere com sal e pimenta. Junte os espinafres e os cogumelos. Mexa bem. 
Forre as tarteiras com a massa quebrada. Apare as sobras. Pique a massa com um garfo e coloque o recheio. Leve ao forno pré-aquecido a 180º,  20 minutos ou até a massa e o recheio estarem bem cozinhados.

Nota: Pode fazer uma só tarte numa tarteira grande e servir depois às fatias.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Sonhos de Ano Novo


Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.
(...)
Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.
(Pedra Filosofal - António Gedeão)


Ingredientes:
300 gr. de Farinha
1 Colher de café de fermento
1 Colher de café de sal
7,5 dl de água
1 Casca de limão
50 gr. de Margarina
6 Ovos 
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar 


Preparação: 
Leve ao lume um tacho com a água, a casca do limão, a margarina e o sal. Quando começar a ferver, retire a casca do limão e junte a farinha. Mexa bem até a farinha cozer e se começar a despegar do tacho. Retire do lume e coloque a massa num outro recipiente. Deixe arrefecer e junte os ovos um a um mexendo bem com as mãos até ficarem bem misturados. Junte o fermento e bata depois com a colher de pau. 
Aqueça bem o óleo. Faça pequenas bolas com a ajuda de duas colheres de sopa e leve a fritar. Quando começarem a crescer, pique-os com um palito para começarem a "rebentar".
Coloque os sonhos sobre um papel absorvente. Passe-os depois por açúcar e canela.