sábado, 31 de março de 2012

Portobellos Recheados com Legumes e a Hora do Planeta


Hoje, dia 31 de Março entre as 20h30 e as 21h30 celebrou-se a Hora do Planeta. Durante esta hora milhões de pessoas apagaram as luzes, num acto simbólico promovido pela organização WWF, numa tentativa de alertar para o aquecimento global do nosso planeta. Eu fiz a minha parte, às 20h30 desliguei todas as luzes e acendi as velas. Pela primeira vez cozinhei à luz das velas e gostei. Pena mesmo foi estar a cozinhar só para mim, num ambiente tão romântico e sereno. Mas foi diferente, cortar os legumes à luz das velas, cozinhar com a luz do lume e depois jantar no silêncio e na meia luz. Esperei pelas 21h30 para gratinar o queijo dos cogumelos e depois mesmo já tendo passado a hora do Planeta, desliguei o forno e sentei-me à mesa, abri os cortinados e jantei sem acender as luzes e a ver e a ouvir a chuva a caír. E soube-me tão bem.

Ingredientes:
4 Cogumelos Portobello grandes
2 Colheres de sopa de alho francês cortado em rodelas muito fininhas
1/2 Beringela cortada aos quadradinhos
1 Tomate cortado aos quadradinhos
1 Dente de alho
1 Fio de Azeite
1 Raminho de Coentros picados
Orégãos
Sal

Preparação:
Lave bem os cogumelos e retire-lhes os pés. Escave um bocadinho os cogumelos com uma faca de modo a que fiquem um pouco mais fundos para se conseguirem rechear. Pique os pés e o excesso que tirou de dentro dos cogumelos e reserve.
Junte todos os legumes, bem como os pés e o interior dos portobellos, previamente cortados, numa frigideira com um fio de azeite e tempere com um pouco de sal, os orégãos e os coentros. Deixe saltear 3 minutos. Recheie os portobellos e polvilhe com um pouco de queijo ralado. Leve ao forno 15 minutos.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Almôndegas com Sopa de Cebola


Não costumo comprar hambúrgueres congelados, ou peço para os fazerem no talho, ou trago a carne picada e preparo-os eu em casa. Ultimamente tenho temperado a carne picada com sopa de cebola em pó e depois formo os hambúrgueres, que ficam uma delícia. Desta vez, aproveitei para fazer também umas almôndegas. Estas tiveram ainda um ingrediente alternativo. No fim-de-semana passado tive cá em casa a minha amiga A. a fazer a demonstração da Bimby e entre muitas coisas deixou-me um saquinho que pão ralado com alho e ervas que usei também nestas almôndegas. Bom, vamos à receita.


Ingredientes: 
500 gr. de Carne picada (normalmente uso 250 gr. de porco e 250 gr. de vaca)
1/2 Pacote de sopa de cebola 
1 Ovo
4 Colheres de sopa de pão ralado aromatizado com ervas e alho
Farinha
1 Cebola
1 Dente de Alho
1 Folha de Louro
3 Tomates maduros (ou um pacote de 200 ml de tomate em calda) 
1 Colher de sobremesa de açúcar
Sal (pouco, porque a sopa de cebola já é salgada)
Azeite
Orégãos


Preparação:
Junte a sopa de cebola em pó à carne. Junte também o ovo e o pão ralado. Misture tudo muito bem.
Forme pequenas bolas com a carne e passe por farinha. Reserve.
Prepare o refogado com um fio de azeite, a cebola picada, o dente de alho e a folha de louro e os orégãos. Junte depois o tomate picado. Tempere com um pouco de sal, mas pouco, porque a sopa de cebola já é salgada e dá sal suficiente às almôndegas. Junte também o açúcar (que ajuda a cortar  a acidez do tomate). Junte as almôndegas. Se necessitar de líquido, junte um pouco de água e um pouco de vinho branco. Tape o tacho e deixe cozinhar por 20 minutos. Sirva com puré de batata, ou esparguete.


Nota: Quando tiver as almôndegas moldadas pode congelá-las e utilizá-las depois. Congele-as separadas, para não se colarem e depois de umas horas pode juntá-las num saco para serem mais fáceis de armazenar. Num dia com menos tempo é só fazer o refogado com o tomate e juntar as almôndegas sem as descongelar.

terça-feira, 27 de março de 2012

Tostada de Queijo de Cabra com Mel


Ultimamente para os jantares da semana de trabalho sai uma sopinha e mais qualquer coisa para aconchegar. Ontem o que aconchegou o estômago foram estas tostadas de queijo de cabra com mel, que a meu ver, são a combinação perfeita.


Ingredientes:
2 Baguetes pequenas partidas ao meio
1 Queijo de cabra
Mel
Alecrim
Azeite

Preparação:
Abra as baguetes ao meio e torre-as ligeiramente no forno. Regue-as com um fio de azeite. Cubra com as rodelas do queijo e regue com um fio de mel. Salpique com um pouco de alecrim. Leve ao forno até o queijo começar a derreter.

domingo, 25 de março de 2012

Legumes Grelhados


Hoje o acompanhamento das espetadas grelhadas foram estes legumes grelhados com um molho agri-doce.

Ingredientes:
1 Beringela
1 Courgette
1 Tomate
3 Colheres de sopa de Azeite
1 Colher de Sopa de Vinagre Balsâmico
1 Colher de chá de mel
Sal
Pimenta
Alho em pó

Preparação:
Corte a beringela e a courgette ao comprimento, em fatia finas. Salpique com sal grosso. Parta o tomate às rodelas e tempere também com sal. Aqueça bem o grelhador ou chapa de ir ao lume e disponha os legumes. Deixe-os ganhar cor, durante 2 a 3 minutos e volte-os. Deixe grelhar durante mais 2 ou 3 minutos.
Retire do lume e prepare o molho. Numa taça, junte o azeite, o vinagre balsâmico, o mel, a pimenta e um pouco de alho em pó. Misture tudo muito bem e regue os legumes com este molho. Sirva como acompanhamento de carnes grelhadas.

sábado, 24 de março de 2012

Empadão de Alheira com Nabiças

 

Costumo fazer este empadão com espinafres, mas o que abunda neste momento na horta dos meus pais são as nabiças, posto isto, para quê ir comprar espinafres quando até gosto bastante de nabiças e estas ainda por cima são 100% biológicas?!


Ingredientes:
1 Alheira
300 gr. de Nabiças
6 Batatas
2 Dentes de Alho
1 Folha de louro
1 Caneca de Leite
1 Colher de sopa de manteiga
Noz-moscada
Pimenta
Sal
1 Gema de ovo

Preparação Puré de Batata:
Descasque as batatas e coza-as com sal, um dente de alho e a folha de louro.
Aqueça o leite juntamente com a manteiga, a pimenta e a noz moscada.
Quando as batatas estiverem cozidas escorra-as e passe-as pelo passe-vite. Regue com o leite e mexa, se for necessário junto um pouco mais de leite. Reserve.

Preparação:
Coza as nabiças com água e sal e reserve.
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume e deixe-a aquecer bem. Coloque a alheira e deixe-a grelha uns minutos. Retire do lume e reserve.
Na mesma frigideira, coloque um fio de azeite e 1 dente de alho picado. Junte as nabiças bem escorridas e salteie durante dois minutos. Junte a alheira, previamente desfeita e deixe no lume mais um minuto. Misture tudo muito bem.
Monte o empadão, colocando uma camada de puré no fundo de um recipiente que possa ir ao forno. Junte depois a totalidade do recheio da alheira com as nabiças e cubra com o restante puré. Pincele com uma gema de ovo e leve ao forno por 15 minutos.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Bolo de Chocolate na Caneca para o Pseudo-Aniversário da Cozinha da Su



A Cozinha da Su comemora hoje o 2º Aniversário...bom...mais ou menos. Passo a explicar, em Março de 2010 estava em casa de baixa e como não sou menina de estar parada achei que seria uma excelente ideia aliar o meu gosto pela cozinha a um blog. Criei a Cozinha da Su, fiz a receita das Arepas, e fiquei por aí. Infelizmente estava em casa, não por uma boa causa, e estava mesmo sem forças para o quer que seja. Desde aí esteve parado, abandonado, e no dia 1 de Novembro de 2011 renasceu. Portanto, prometo que no dia 1 de Novembro deste ano comemoro um novo aniversário, o 1º Aniversário da Cozinha da Su, com direito a bolinho, vela e tudo. Acho que vai passar a ser esse o dia de aniversário oficial desta cozinha. De qualquer modo não podia deixar passar em claro o dia do verdadeiro nascimento deste blog, por isso aqui fica o célebre Bolo de Chocolate na Caneca, que se prepara em 3 minutos e que nunca tinha experimentado fazer. Demorou tanto a fazer como a comer.


Ingredientes Bolo:
1 Ovo
3 Colheres de sopa (rasas) de óleo
4 Colheres de sopa (rasas) de Açúcar
4 Colheres de sopa (rasas) de leite
1 Colheres de sopa (rasas) de chocolate em pó
4 Colheres de sopa (rasas) de farinha
1 Colher de café (rasa) de fermento em pó


Ingredientes Calda:
2 Colheres de sopa de leite
1 Colher de chá de manteiga
1 Colher de sopa (rasa) de açúcar
3 Colheres de sopa (rasas) de chocolate em pó




Preparação:
A receita original diz para se fazer o preparado da massa na própria caneca, eu como tenho a mania das limpezas e gosto de levar os recipientes ao forno limpinhos, fiz noutro recipiente e coloquei depois na caneca.
Num recipiente coloque o ovo, o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate. Mexa bem. Junte depois a farinha e o fermento de mexa de novo. Leve o preparado ao micro-ondas em duas canecas untadas com manteiga e farinha (se não desenformar, não precisa untar) durante 3 minutos.


Para a calda, junte todos os ingredientes e leve ao micro-ondas durante 30 segundos.


Regue o bolo com a calda e sirva quente.

Nota: A massa cresce para o dobro, como tal deve ter atenção para não encher demasiado a caneca.
Dá para duas canecas.
As canecas têm mais ou menos 250 ml.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Tarteletes de Amêndoa


O dia do Pai foi comemorado mais cedo este ano. Na impossibilidade de estar com o meu pai neste dia adiantamos a data e comemorámos no Sábado passado. E a prenda oferecida, além da companhia dos filhos e de um par de ténis para acompanhar a minha mãe nas caminhadas, foi uma tarte de amêndoa, que é um dos bolos preferidos do papá. Aproveitei a receita, dobrei as quantidades e fiz estas tarteletes também. Feliz dia do Pai para todos os Pais e um beijo especial para o meu.
Ia-me esquecendo de um pequeno grande pormenor, esta receita é da mãe da minha grande amiga CMS. Obrigada Dona A. Esta foi mais uma que ficou aprovada pelo pessoal cá de casa.

Ingredientes Massa:
100 gr. de Farinha
100 gr. de Açúcar
100 gr. de Manteiga
1 Ovo

Ingredientes Calda:
100 gr. de Açúcar
100 gr. de Manteiga
5 Colheres de sopa de leite
100 gr. de Amêndoa laminada

Preparação Massa:
Junte a manteiga previamente derretida com o açúcar e bata. Junte depois o ovo e por fim a farinha. Bata bem. Leve ao forno por 20 minutos, ou até estar lourinha, numa tarteira untada com manteiga e farinha.

Preparação Calda:
Leve todos os ingredientes ao lume até levantar fervura.
Retire do lume.

Pique a massa da tarte, já cozida, com um palito e disponha a calda por cima. Leve ao forno até a amêndoa estar torrada.

domingo, 18 de março de 2012

Polvo à Lagareiro


Diz-se que o polvo deve ser congelado antes de cozinhado. Não sei se este é mais um mito urbano ou não, mas eu uso sempre polvo congelado e nunca me lembro de ter comido polvo rijo cá em casa. Lembro-me de a minha mãe sempre me dizer que para o polvo ficar tenrinho devia ser sempre congelado. Lembro-me até, quando não era tão comum haver nos supermercados polvo congelado, dela o comprar fresco, limpá-lo bem e congelá-lo dois ou três dias antes de o cozinhar. Mito urbano ou não é mais uma daquelas coisas que faço, porque sempre foi assim que a minha mãe fez, e se corre bem, para quê questionar?!
O verdadeiro Polvo à Lagareiro é feito na brasa, contudo, como nem toda a gente tem o privilégio de poder ter uma churrasqueira ou barbecue, pode muito bem fazer-se no forno, que também fica uma delícia.

Ingredientes:
1 Polvo congelado
1 Cebola
500 gr. de Batatinhas novas
Sal grosso
5 a 6 Dentes de alho

Azeite

Preparação:
Coza o polvo com a cebola e o sal na panela de pressão durante 20 minutos.
Escorra bem a água e leve ao forno num tabuleiro com um pouco de azeite no fundo e 2 dentes de alho laminado. Deixe assar.
À parte aqueça o azeite com os restantes alhos laminados.
Sirva com batata a murro.

sábado, 17 de março de 2012

Paté de Requeijão e Cebolinhho


A Cozinha da Su tem andado a meio gás. Infelizmente não tenho tido muito tempo para cozinhar e sinceramente tenho andado com muita falta de imaginação. Hoje deixo-vos uma entrada rápida e simples. Espero que gostem.

Ingredientes:
1 Requeijão de Seia
1 Iogurte Grego natural sem açúcar
1 Molhinho de cebolinho
Pickles
Pimenta Branca

Preparação:
Numa taça desfaça o requeijão. Junte o iogurte. Tempere com a pimenta. Pique os pickles e o cebolinho. Junte ao requeijão e misture bem. Sirva com tostas.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Muffins Bomba de Nutella

Ainda utilizado a receita base dos muffins do chef Frederico Carvalho do livro Go Natural, aqui ficam estes muffins de chocolate com Nutella.


Ingredientes:
320 gr. de Farinha
50 gr. de Açúcar mascavado
120 gr. de Manteiga
3 Ovos
320 ml. de Leite
1 Colher de café de fermento
1 Colher de café de Sal fino
100 gr de Chocolate de culínária picado
Nutella


Preparação:
Bata o açúcar com os ovos. De seguida, sem parar de bater, junte a farinha, o fermento, a manteiga derretida, o leite e o sal. Junte o chocolate picado. Unte 12 formas de queques com manteiga e farinha, ou forre com forminhas de papel. Encha as formas com a massa e coloque uma colher de chá de nutella por cima de cada queque e pressione um pouco com o dedo para a nutella mergulhar no centro da massa. Leve ao forno durante 20 minutos (180º)

terça-feira, 6 de março de 2012

Cogumelos Salteados com Chouriço


E dia de Benfica é dia de "picar" no sofá em frente à televisão. Aqui fica uma sugestão para acompanhar o jogo de hoje.

Ingredientes:
1 Embalagem de cogumelos laminados frescos
15 Rodelas de chouriço (fininhas)
Sal
Pimenta
Orégãos
Azeite

Preparação:
Leve as rodelas de chouriço ao lume e deixe começar a estalar. Junto um fio de azeite de seguida os cogumelos. Tempere com sal, pimenta e os orégãos. Deixe os cogumelos cozinharem durante 10 minutos.

domingo, 4 de março de 2012

Muffins de Mirtilos

Estes são os meus muffins preferidos, de mirtilos. Gosto deles assim, simples e fôfos, sem coberturas. A receita da massa foi retirada do livro Go Natural do chef Frederico Carvalho.

Ingredientes:
320 gr. de Farinha
50 gr. de Açúcar mascavado
120 gr. de Manteiga
3 Ovos
320 ml. de Leite
1 Colher de café de fermento
1 Colher de café de Sal fino
200 gr. de Mirtilos

Preparação:
Bata o açúcar com os ovos. De seguida, sem parar de bater, junte a farinha, o fermento, a manteiga derretida, o leite e o sal. Junte os mirtilos (reserve uma dúzia de mirtilos para o fim). Unte 12 formas de queques com manteiga e farinha, ou forre com forminhas de papel. Encha as formas com a massa e coloque um ou dois mirtilos no cimo de cada queque. Leve ao forno durante 20 minutos (180º)

sábado, 3 de março de 2012

Caril de Camarão com Ananás

Ingredientes:
1 Embalagem de camarão descascado
1 Dente de alho
1 Colher de café de Açafrão
1 Colher de sobremesa de Caril
Azeite
1 Lata de leite de coco
2 Rodelas de ananás
Sal
Piri-piri

Preparação:
Numa frigideira coloque o alho picado com um fio de azeite. Quando o azeite estiver bem quente junte os camarões descongelados e tempere-os com o sal e o piri-piri. Deixe fritar um pouco. Junte o leite de coco, o caril e o açafrão. Deixe ferver 2 ou 3 minutos. Junte o ananás partido aos quadradinhos.
Sirva com arroz basmati.