segunda-feira, 30 de abril de 2012

Arroz Malandro de Feijão com Grelos

E eis que me chegam cá a casa miminhos da avó (batatas novas e cebolas novas) e da horta grande (na Sertã) dos papás (nabiças, agriões, alfaces branquinhas como eu gosto, salsa, coentros, hortelã e laranjas).
E agora? O que fazer com tudo isto, acabadinho de apanhar e oferecido com tanto amor?
Ora, eu que não sou nada dada a citrinos e que normalmente só como laranjas em sumo ou cortadas às rodelas com açúcar, tenho-me deliciado com estas sumarentas e doces laranjas e todos os dias como uma ou duas. Com os restantes mimos, além das sopas, tenho posto a imaginação a trabalhar e da Cozinha da Su saíu este arroz de feijão com nabiças. Nunca tinha experimentado, mas tinha tudo para dar certo...e deu.



Ingredientes: 
Feijão encarnado
1 Medida de arroz
1 Molho de grelos
1 Cebola
1 Dente de Alho
Azeite
2 Colheres de sopa de polpa de tomate
Sal

Preparação: 
Coza o feijão, previamente demolhado, em água e sal.
Faça um refogado com o azeite, a cebola e o alho picado. Junte o tomate. Junte o arroz e deixe fritar ligeiramente. Junte depois uma medida de água de cozer o feijão. Deixe levantar fervura e junte os grelos. Junte mais uma medida de água de cozer o feijão e outra medida de água a ferver. Deixe levantar fervura e rectifique o tempero. Quando o arroz estiver praticamente cozido, junte o feijão, envolva, retire do lume e deixe apurar. Sirva o arroz ainda malandro.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Papas de Aveia


Hoje trago um pequeno almoço carregadinho de fibras, proteínas e vitaminas de complexo B. A aveia é muito utilizada em dietas de emagrecimento, porque apesar de serem ricas em hidratos de carbono, são os chamados hidratos de carbono complexos que são absorvidos mais lentamente, proporcionando assim uma maior sensação de saciedade e proporcionando ao mesmo tempo mais energia. E como as segundas-feiras são difíceis para qualquer um, nada melhor que começar a semana com um reforço de energia, ainda por cima com sabor a sobremesa e com poucas calorias.

Ingredientes:
1 Chávena de leite
1 Chávena de flocos de aveia
1 Pau de canela
1 Casca de limão
1 Colher de sobremesa de mel
Amêndoas ou outro fruto seco a gosto
Canela em pó

Preparação:
Leve ao lume o leite com a casca do limão e o pau de canela. Junte os flocos de aveia. Deixe levantar fervura e vá mexendo. Quando a aveia ficar cremosa, (entre 5 a 10 minutos) com uma consistência semelhante ao arroz doce, está pronta. Retire o pau de canela e a casca do limão. Deite as papas de aveia numa tigela, junte-lhe o mel e salpique com as amêndoas. Polvilhe com um pouco de canela em pó.

Nota: Pode também preparar a aveia na noite anterior e comê-la fria com fruta.

sábado, 14 de abril de 2012

Creme de Favas


De volta a chuva, de volta às sopas.
Esta receita são favas contadas!! Não tem segredos e é uma delícia em tons de verde. Infelizmente não consegui uma foto com um verde tão bonito como a sopa tinha verdadeiramente. Paciência, são coisas que acontecem.

Ingredientes:
500 gr. de Favas descascadas
1 Cebola
3 Dentes de alho
1 Molho pequeno de coentros
8 Folhas de hortelã
Sal
Azeite
Rodelas de chouriça moura

Preparação:
Retire a pele às favas. Se não o fizer corre o risco de sentir algumas casquinhas duras no creme.
Faça um ligeiro refogado com a cebola o alho e o azeite. Junte os coentros e a hortelã. Junte água. Deixe levantar fervura e junte as favas. Tempere com o sal. Deixe-as cozer durante 20 minutos. Passe tudo com a varinha mágica até formar um puré. Sirva com umas rodelas de chouriça moura.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Mousse de Chocolate


Esta é a receita básica de mousse de chocolate que provavelmente toda a gente sabe de cor. De qualquer modo aqui fica a receita para os amantes de chocolate.


Ingredientes:
6 Ovos
200 gr. de Chocolate de culinária
6 Colheres de sopa de açúcar
100 gr. de margarina


Preparação:
Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e reserve. Derreta o chocolate com a margarina em banho-maria, ou no micro-ondas. Bata as gemas com o açúcar e junte o chocolate derretido e bata bem. Vá juntando as claras em castelo e envolva tudo, sem bater. Leve ao frigorífico em tacinhas, ou numa taça grande, durante pelo menos duas horas.
 

sábado, 7 de abril de 2012

Bôla Rápida da Bimby, sem Bimby


Esta receita é simples e deliciosa e vem mesmo a calhar para a Páscoa. É uma receita do Livro da Bimby mas que pode ser feita sem a mesma, como eu fiz. 


Ingredientes:
4 Ovos
280 ml. de Leite
180 ml. de Óleo
500 gr. de Farinha
2 Colheres de chá de fermento em pó
1 Pitada de sal
180 gr. de Linguiça picante
200 gr. de Fiambre
150 gr. de Bacon


Preparação:
Triture grosseiramente as carnes e reserve.
Batas os ovos com o leite e o óleo. Junte a farinha, o fermento e o sal e bata bem. Junte as carnes e envolva tudo.
Unte um tabuleiro ou uma forma de bolo inglês, com margarina e farinha. Coloque a massa no tabuleiro ou na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180º, por 30 minutos.
Desenforme e corte aos quadradinhos.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Arroz de Favas


Nunca fui muito apreciadora de favas guisadas e talvez por isso, a minha mãe tenha arranjado esta forma para me pôr a comer favas, o que é certo é que conseguiu, e hoje em dia gosto bastante de favas e andava desejosa que elas aparecessem na praça. A receita passou de mãe para filha e cá está. Posso dizer que este é um dos meus pratos preferidos desta época, da época das favas, dos grelos, das nabiças...

Ingredientes:
1 kg. de favas
 200 gr. de Arroz
250 gr. de entremeada cortada aos quadradinhos
250 gr. de entrecosto cortado aos bocadinhos
1 Cebola
1 Dente de alho
1 Cenoura
100 ml. de tomate em calda
1 Molho de ervas de cheiro (coentros, salsa e hortelã)
8 Rodelas de chouriço de carne
8 Rodelas de chouriça moura
Sal
Azeite
Piri-piri

Preparação:
Descasque as favas e corte-as ao meio (longitudinalmente) e reserve. Prepare o refogado com o azeite, a cebola e o alho picado. Junte o tomate e a carne. Tempere com sal. Descasque a cenoura e corte-a aos cubinhos. Junte a cenoura à carne juntamente com as favas. Junte 3 canecas de água a ferver e o molho de ervas de cheiro. Deixe ferver durante 5/10 minutos. Rectifique o sal e junte umas gotas de piri-piri (a gosto). Junte o arroz e os chouriços. Deixe cozinhar até o arroz estar quase cozido. Desligue o fogão e deixe o arroz acabar de apurar, mais 2/3 minutos. O arroz deve ficar malandro.