quinta-feira, 10 de maio de 2012

Focaccia de Alho e Salsa

Foi a primeira vez que fiz focaccia, mas não será certamente a última. Óptima para entreter os convidados enquanto esperam pelo jantar, ou para acompanhar uma sopa durante os jantares de semana.

Ingredientes:
275 ml. de Água morna
3 Colheres de sopa de azeite
500 gr. de Farinha
1 Colher de chá de sal
1 Colher de chá de açúcar
1 Pacote de fermento biológico seco

Azeite
1 Ramo de Salsa
1 Colher de sopa de orégãos
1 Dente de alho

Preparação:
Na cuba da máquina de fazer pão, junte todos os ingredientes para fazer a massa pela ordem apresentada. Programe a máquina para o programa massa (Mais ou menos 1 hora e meia, dependendo das máquinas) e deixe prosseguir até ao fim.
Retire a massa da máquina, divida-a em dois e estenda-a com as mãos numa superfície enfarinhada de modo a que tome uma forma oval.
Numa tacinha junte o dente de alho picado, os orégãos, o azeite e a salsa picada. Pincele a massa com esta mistura e deixe repousar enquanto aquece o forno. Leve ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal, durante 20 minutos ou até a massa estar cozida.

Nota: Esta quantidade de massa dá para duas focaccias grandes. Pode fazer outra com ingredientes a seu gosto.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sopa Rica de Feijão e Nabiças

E porque para mim, "comfort food", não são apenas os doces...são também estas sopas que me lembram os cheiros e o conforto da minha infância, deixo-vos este caldo bem quentinho para ajudar a esquecer a chuva que teima em cair lá fora.


Ingredientes:
500 gr. de Feijão encarnado
3 Batatas
3 Cenouras
1 Ramo de nabiças
1 Cebola
1 Dente de alho
1 Folha de louro

Preparação:
Demolhe o feijão de um dia para o outro.
Numa panela de pressão, junte o feijão, a batata partida aos quadradinhos, a cebola e o alho picados, a cenoura partida aos quadradinhos, a folha de louro e as nabiças cortadas grosseiramente. Cubra com água, tempere com sal e com um fio de azeite. Tape e deixe ferver durante 20 minutos. Deixe a pressão da panela sair completamente e a sopa está pronta a servir.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Mini-Pizzas de Base Integral com Mozzarela Fresca, Tomate Cherry e Agrião

O título desta receita parece um daqueles pratos de verdadeiros chefs onde se enumeram praticamente todos os ingredientes da receita no próprio título...Ufa, fiquei cansada...só de lêr.



Ingredientes Massa:
300 ml. de água morna
1 Pitada de sal
500 gr. de Farinha Integral
1 Saqueta de fermento de padeiro

Ingredientes Cobertura:
Tomate Cherry
Mozzarela Fresca (usei bolinhas pequenas)
Calda de tomate
Orégãos
Folhas de manjericão fresco
Folhas de agrião
Azeite

Preparação:
Na cuba da máquina coloque a água, o sal, a farinha e por fim o fermento. Programe a máquina para o programa Massa (1h30 mais ou menos, dependendo da máquina).
Quando a massa estiver pronta, estenda-a numa superfície enfarinhada e corte pequenos discos. Deixe a massa bem fininha para que fiquem uma espécie de bolacha integral. Coloque os discos da massa num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Pincele cada uma das bases com calda de tomate, polvilhe com orégãos e leve ao forno a cozer a massa.
Retire do forno e coloque as bolas de mozarela cortadas às fatias, os tomates partidos ao meio e as folhas de agrião. Regue com um fio de azeite e coloque uma folha de manjericão fresco por cima de cada pizza.


Nota: Como gosto da mozarella fresca derretida, quando as bases foram ao forno coloquei logo as bolas de mozarella por cima para derreterem.