domingo, 10 de novembro de 2013

Tarte de Castanhas com Amêndoa


Duas das coisas que mais gosto no Outono são o barulho das folhas secas, quando as pisamos no chão e o cheiro das castanhas assadas ao virar de cada esquina na minha bela cidade de Lisboa. Por muito que tente assar as castanhas em casa, na lareira, com o assador igual ao dos senhores que vendem na rua, o resultado nunca é o mesmo. Ou então, é apenas sugestão minha e para mim, as castanhas assadas pura e simplesmente têm um sabor especial quando são compradas e comidas na rua, enquanto olho para as montras do Chiado.
É certo que o S. Martinho se comemora amanhã, mas por aqui, hoje é que é dia de juntar a família à roda da mesa. A sobremesa é esta e claro está, irá ser bem regada com água -pé.

Ingredientes:
1 kg. de Castanhas
750 gr. de Açúcar
2 Paus de canela
1 Colher de chá de erva-doce
100 gr. de Amêndoa pelada
3 Gemas
Açúcar em pó
1 Base de massa quebrada

Preparação:
Dê um corte nas castanhas e coza-as em água temperada com sal e erva-doce. À parte faça uma calda de açúcar com um pouco de água. Deixe ferver, indo mexendo até formar ponto pérola. Entretanto, depois de bem cozidas, descasque as castanhas e junte-as à calda de açúcar. Junte os paus de canela e deixe ao lume durante mais 15 minutos, mexendo sempre.
Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Retire os paus de canela e junte as 3 gemas. Mexa energicamente para não cozer as gemas. Junte a amêndoa pelada e grosseiramente picada e reserve.
Forre uma tarteira com papel vegetal e estenda a massa quebrada. Faça furinhos na maça com a ajuda de um garfo ou de um palito e disponha o doce de castanhas por cima, espalhe até ficar uniforme. Leve ao forno até a massa estar bem cozida. Retire do forno e polvilhe com açúcar em pó.

Nota: A consistência do doce de castanha fica bastante espessa, muito parecida com a manteiga de amendoim.

1 comentário:

  1. Boa noite,

    Tenho produção própria de miolo (grão) de amêndoa e azeite de trás-os-montes e pensei que poderia estar interessada em comprar. Vendo pequenas quantidades (min. 1kg e 5 litros).

    Cumprimentos,

    João Tomé

    joaobtome@gmail.com

    ResponderEliminar