quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Bolo de Tangerina com Sementes de Papoila


Mais uma vez a tangerineira dos meus pais carregou de tal forma que até os ramos vergaram. Houve tangerinas para a família toda, para os amigos, para os vizinhos e até para mim, que não sou muito dada a citrinos. Experimentei a fazer esta receita, cujo citrino original é o limão, mas que substitui pelas tangerinas.

Ingredientes:
1 e 1/2 Chávena de farinha
3/4 de Chávena de açúcar
1 Colher de chá de fermento
3 Ovos
185 gr. de Manteiga
Sumo e raspa de 2 Tangerinas
3 Colheres de sopa de leite
1 Colher de chá de extracto de baunilha
3 Colheres de sopa de sementes de papoila

Preparação:
Bata o açúcar com os ovos. Junte a manteiga, o sumo e a raspa das tangerinas e ainda o extracto de baunilha e continue a bater. Junte depois a farinha com o fermento e por fim as sementes de papoila.
Leve ao forno numa forma untada, durante 45 minutos.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Corações do Cupido


Gosto do dia de S. Valentim, assim como gosto de todas as outras datas que de alguma forma nos fazem parar um pouco e valorizar aquilo que temos e dizer às pessoas especiais o quanto as amamos. Não gosto de ir a restaurantes nestes dias, não gosto de estar nas filas e não gosto da azáfama desenfreada em busca do presente perfeito. Por isso prefiro ficar por casa e mimar as pessoas que amo com aquilo que mais gosto de fazer que é cozinhar. Este ano, e como não tinha muito tempo optei por esta sobremesa simples e deliciosa como o amor deve ser. A todos os meus amores desejo um feliz dia dos namorados.

Ingredientes:
250 gr de Morangos frescos
150 gr de Requeijão
1 Pacote de natas
100 gr de Açúcar em pó
1 Colher de chá de essência de baunilha
2 Bolachas digestivas esfareladas

Modo de Preparação:
Retire os pés aos morangos e lave-os bem. Corte-os ao meio e disponha-os numa travessa ou base plana.
Bata as natas em castelo. Junte o açúcar e a essência de baunilha e bata mais um pouco. Junte o requeijão e bata até este se desfazer. Coloque o preparado dentro de um saco de pasteleiro e faça pequenos montes de creme por cima dos morangos. Polvilhe com as bolachas esfareladas. Reserve no frigorífico até à hora de servir.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Chamuças de Frango


Aqui fica uma sugestão com sabor a caril. Já fiz chamuças pelo menos 3 vezes cá em casa. Dão algum trabalho, mas valem bem a pena. Já experimentei cozer o frango previamente e usá-lo em cru. Em minha opinião ficam melhores com o frango cru, cozido, ficam um pouco mais secas. Estas não foram fritas, o peso na consciência não é tão forte.

Ingredientes:
1 Embalagem de massa filo
3 Peitos de frango
1 Cebola pequena
1 Colher de sobremesa de Garam Massala
1 Colher de sobremesa de caril
Coentros frescos picados q.b.
1 Chilli picado
Gengibre picado q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Pique o frango e reserve.
Regue o fundo de uma frigideira com fio de azeite. Refogue a cebola picada, juntamente com o chilli bem picado e o gengibre. Junte o frango picado e tempere com sal. Junte a garam massala e o caril. Deixe cozinhar e salpique com os coentros frescos picados. Envolva tudo e deixe arrefecer um pouco.
Corte a massa em rectângulos de cerca de 7x14 cm. Recheie a massa com o preparado de frango e vá dobrando a massa em triângulo. Pincele as bordas com água para colar a massa. Leve ao forno até estarem tostadas.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Bolachas de Canela e um Feliz Aniversário



Hoje é dia de festa
Cantam as nossas almas
Para o menino Henrique 
Uma salva de palmas.

A desculpa de hoje para fazer bolachas foi o aniversário do sobrinho Henrique. Parabéns meu pequeno grande Reizinho.

Ingredientes:
100 gr. de manteiga derretida
100 gr. de açúcar em pó
225 gr. de farinha
1 Gema
1 Pitada de sal
1 Colher de sobremesa de canela
10 ml de água fria

Preparação: 
Bata a manteiga com o açúcar até formar um preparado esbranquiçado.
Misture a farinha com a canela e o sal e junte ao preparado anterior. Bata bem e junte a gema e a água. Mexa bem até conseguir formar uma bola com a massa. 
Reserve a bola de massa envolvida em película aderente durante 30 minutos no frigorífico.
Estenda a massa entre duas folhas de papel vegetal e corte as bolachas com cortadores de bolachas. Neste caso optei por bolachas redondas carimbadas com o nome do Henrique.
Retire as bordas das bolachas e mantenha as bolachas no papel vegetal. Leve ao forno durante 8 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.