quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Enrolados de Canela


Hoje deixo-vos uma receita facílima e versátil onde podem utilizar os ingredientes para o recheio que mais vos agradarem. Desta vez utilizei canela, mas podem utilizar chocolate, morangos ou outro ingrediente que gostem. Esta é uma receita que já vi muitas vezes em diversos blogs de culinária e que costumo fazer, mas já não sei muito bem onde fui buscar a receita. São óptimos para um lanche de fim de semana.

Ingredientes para a Massa:
300 gr. de Farinha
1 Saqueta de fermento de Padeiro em pó
2 Colheres de sopa de açúcar amarelo
125 ml. de Leite
60 gr. de Manteiga derretida
1 Pitada de sal

Ingredientes para o Recheio:
60 gr de Manteiga
60 gr de Açúcar
2 Colheres de chá de canela


Ingredientes para Pincelar:
50 ml. de Leite morno
2 Colheres de Açúcar

Preparação:
Se fizer a massa na máquina do pão já sabe que tem de adicionar primeiro os líquidos e depois os sólidos. Seleccione o programa de massa e aguarde até terminar.
Se não tiver máquina de fazer pão, não há qualquer problema. Comece por juntar o leite morno, o açúcar, o sal e o fermento numa tigela e aguarde uns minutos. Adicione o ovo previamente batido e a manteiga já derretida. Junte este preparado à farinha e amasse bem até formar uma bola. Se a massa estiver muito mole e a agarrar-se demasiado às mãos junte um pouco mais de farinha. Tape a massa com um pano e deixe levedar até duplicar o tamanho, o que deverá acontecer em mais ou menos uma hora.
Prepare o recheio derretendo a manteiga num tacho juntamente com o açúcar e a canela. Reserve.
Depois de terminado o programa na máquina do pão ou depois da massa ter duplicado o seu volume, se a amassou à mão passe-a para a bancada da cozinha, previamente polvilhada com farinha. Amasse um pouco a massa com as mãos e de seguida estenda-a com o rolo da massa de modo a fazer um rectângulo mais ou menos com 1 cm de altura. Espalhe o receio por cima da massa e enrole-a como se estivesse a enrolar uma torta. De seguida corte a massa em 9 porções iguais. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal dispondo a massa lado a lado com o corte virado para cima. Deixe levedar por mais 20 minutos com um pano por cima. Antes de levar ao forno pincele os enrolados com o leite morno com o açúcar. Deixe cozer durante mais ou menos 20 minutos a 180º.
Sirva os enrolados mornos.

Sem comentários:

Enviar um comentário