domingo, 11 de outubro de 2015

Rosas de Maçã



O tempo passa a correr e já estamos em Outubro. É oficial, o Outono chegou e com ele traz as vindimas, as castanhas, as romãs, os marmelos, as abóboras...as tartes, e os bolos quentinhos de Domingo à tarde...
Esta tarde de Domingo foi uma daquelas tardes que adoro...a chuva a cair lá fora, o conforto do meu sofá, os gatos aninhados nas mantas e o cheirinho a maçã e a canela pela casa.

Ingredientes:
1 Embalagem de massa folhada rectangular (eu usei a que já vem esticada)
Doce de fruta q.b. (eu usei doce de tomate que tinha feito há umas semanas)
2 Maçãs vermelhas
Canela em pó q.b.
Sumo de meio limão
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação:
Comece por partir as maçãs em 4 e retire o caroço. Mantenha a casca e corte meias-luas o mais fino que conseguir. À medida que vai partindo as maçãs coloque-as dentro de uma tigela com água morna e o sumo de limão, para amolecerem ligeiramente e não oxidarem.
Quando tiver as maçãs todas partidas, estenda a massa e corte-a em rectângulos com cerca de 5 cm de largura. Pincele a massa com o doce de tomate ou qualquer outro doce da sua preferência. Disponha as meias luas de maçã ao longo da massa, de modo a que a parte da casca fique ligeiramente fora da massa (é esta parte que vai formar as pétalas). Deixe pelo menos 2 cm na parte de baixo sem cobrir com a maçã. Polvilhe com canela e dobre os 2 cm de massa de modo a cobrir uma parte da maçã. Comece a enrolar a maça numa das pontas de modo a fazer a rosa. Coloque-a numa forma de queques forrada com papel vegetal. Repita a operação até terminar a maça (eu fiz 6 rosas com um pacote de massa folhada). Leve ao forno pré-aquecido a 200º por 30 minutos ou até a massa estar cozida. Retire do forno e polvilhe com açúcar em pó e canela. Sirva morno.

1 comentário: