terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pães de Leite


Li, a semana passada, que quem salta o pequeno-almoço tem mais tendência para engordar e depois da época natalícia a última coisa que todos precisamos é de engordar, por isso toca a tomar o pequeno-almoço, todos os dias. Como sugestão aqui ficam uns pães de leite acabadinhos de fazer, para comer com manteiga, com doce, ou assim mesmo, simples.


Ingredientes:
250 ml de leite
80 gr. de manteiga
500 gr. de Farinha de trigo
80 gr. de açúcar
1 Saqueta de fermento seco 
Uma pitada de sal
1 gema de ovo para pincelar
Açúcar em pó para polvilhar.


Preparação:
Coloque o leite morno na cuba da máquina, seguido dos outros ingredientes, pela ordem indicada. Programe a máquina para o programa massa.
Retire a massa e faça pequenas bolas. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Cubra com um pano e deixe descansar meia hora em local quente (pode colocar o tabuleiro no forno a 50º). Pincele os pães de leite com a gema de ovo e leve ao forno durante 20 minutos. Retire do forno e polvilhe com açúcar em pó.


Nota: Se não tiver máquina do pão, pode fazer de modo tradicional, amassando todos os ingredientes até que a massa fique elástica e se despegue da bancada. Coloque a massa num recipiente e cubra com um pano até duplicar de volume (30/40 minutos). Depois molde as bolas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Cubra com um pano e deixe descansar meia hora em local quente (pode colocar o tabuleiro no forno a 50º). Pincele os pães de leite com a gema de ovo e leve ao forno durante 20 minutos.


Nota 2: Pode optar também por utilizar qualquer umas das farinhas pré-preparadas para pão de brioche e seguir as instruções da embalagem.

4 comentários:

  1. Estes pães de leite estam lindos e mt fofinho, parabens!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Excelente receita, adoro pão!
    Também coloquei o link do teu blog no Cucchiaio pieno na sessão "Os blogs amigos"!
    Obrigada
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Léia. Gosto imenso do teu Blog e ontem fiquei de olho nos Mufins de lavanda ;)

    ResponderEliminar