quinta-feira, 29 de março de 2012

Almôndegas com Sopa de Cebola


Não costumo comprar hambúrgueres congelados, ou peço para os fazerem no talho, ou trago a carne picada e preparo-os eu em casa. Ultimamente tenho temperado a carne picada com sopa de cebola em pó e depois formo os hambúrgueres, que ficam uma delícia. Desta vez, aproveitei para fazer também umas almôndegas. Estas tiveram ainda um ingrediente alternativo. No fim-de-semana passado tive cá em casa a minha amiga A. a fazer a demonstração da Bimby e entre muitas coisas deixou-me um saquinho que pão ralado com alho e ervas que usei também nestas almôndegas. Bom, vamos à receita.


Ingredientes: 
500 gr. de Carne picada (normalmente uso 250 gr. de porco e 250 gr. de vaca)
1/2 Pacote de sopa de cebola 
1 Ovo
4 Colheres de sopa de pão ralado aromatizado com ervas e alho
Farinha
1 Cebola
1 Dente de Alho
1 Folha de Louro
3 Tomates maduros (ou um pacote de 200 ml de tomate em calda) 
1 Colher de sobremesa de açúcar
Sal (pouco, porque a sopa de cebola já é salgada)
Azeite
Orégãos


Preparação:
Junte a sopa de cebola em pó à carne. Junte também o ovo e o pão ralado. Misture tudo muito bem.
Forme pequenas bolas com a carne e passe por farinha. Reserve.
Prepare o refogado com um fio de azeite, a cebola picada, o dente de alho e a folha de louro e os orégãos. Junte depois o tomate picado. Tempere com um pouco de sal, mas pouco, porque a sopa de cebola já é salgada e dá sal suficiente às almôndegas. Junte também o açúcar (que ajuda a cortar  a acidez do tomate). Junte as almôndegas. Se necessitar de líquido, junte um pouco de água e um pouco de vinho branco. Tape o tacho e deixe cozinhar por 20 minutos. Sirva com puré de batata, ou esparguete.


Nota: Quando tiver as almôndegas moldadas pode congelá-las e utilizá-las depois. Congele-as separadas, para não se colarem e depois de umas horas pode juntá-las num saco para serem mais fáceis de armazenar. Num dia com menos tempo é só fazer o refogado com o tomate e juntar as almôndegas sem as descongelar.

4 comentários:

  1. Eu tb sou como tu nas hamburguers... já nem consigo comer das congeladas. Ai ai eu li bimby, LOL já te decidiste? :) Eu já esqueci :( cozinhei numa e acho que não é pra mim e nem pro meu bolso... comprei antes um food processor e livrei-me de quase toda a tralha que tinha na cozinha. Mas já comia as tuas almondegas, hoje jantei cedo e frango assado do pingo doce, heheh às vezes sabe bem comer porcaria! kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois a Bimby, estou tão indecisa. Acho-lhe uma certa piada, mas não estou apaixonada, sabes?! E depois o preço...se fosse metado do preço acho que já estava cá em casa, assim....Já é a segunda vez que a vejo a funcionar e até cozinhei eu um bocadinho, mas sinceramente, não vejo ali nada que não consiga fazer com o que tenho em casa, sabes?! Não sei, não sei....

      Eliminar
  2. hmmmm, que saudades de comer almôndegas! E estas ficaram com um ar bem apetitoso :)

    ResponderEliminar