sábado, 24 de março de 2012

Empadão de Alheira com Nabiças

 

Costumo fazer este empadão com espinafres, mas o que abunda neste momento na horta dos meus pais são as nabiças, posto isto, para quê ir comprar espinafres quando até gosto bastante de nabiças e estas ainda por cima são 100% biológicas?!


Ingredientes:
1 Alheira
300 gr. de Nabiças
6 Batatas
2 Dentes de Alho
1 Folha de louro
1 Caneca de Leite
1 Colher de sopa de manteiga
Noz-moscada
Pimenta
Sal
1 Gema de ovo

Preparação Puré de Batata:
Descasque as batatas e coza-as com sal, um dente de alho e a folha de louro.
Aqueça o leite juntamente com a manteiga, a pimenta e a noz moscada.
Quando as batatas estiverem cozidas escorra-as e passe-as pelo passe-vite. Regue com o leite e mexa, se for necessário junto um pouco mais de leite. Reserve.

Preparação:
Coza as nabiças com água e sal e reserve.
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume e deixe-a aquecer bem. Coloque a alheira e deixe-a grelha uns minutos. Retire do lume e reserve.
Na mesma frigideira, coloque um fio de azeite e 1 dente de alho picado. Junte as nabiças bem escorridas e salteie durante dois minutos. Junte a alheira, previamente desfeita e deixe no lume mais um minuto. Misture tudo muito bem.
Monte o empadão, colocando uma camada de puré no fundo de um recipiente que possa ir ao forno. Junte depois a totalidade do recheio da alheira com as nabiças e cubra com o restante puré. Pincele com uma gema de ovo e leve ao forno por 15 minutos.

3 comentários: