segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Caldeirada de Tamboril


É dia de festa na terra da avó N. É a festa de Santo António. Aqui, a tradição não manda comer sardinha assada, neste dia. A tradição é o borrego assado, e durante muitos anos assim foi. Dia de festa de Stº António era dia de borrego. Os miúdos (nós) torciam o nariz, mas no meio de muita fruta da época, filhós, talassas, aletria, farófias, fome era coisa com que nunca ficávam. Este ano, não nos conseguimos juntar todos neste dia, de qualquer modo a mesa esteve sempre cheia e a ementa foi diferente dos outros anos. Este ano tivemos Caldeirada de Tamboril para o almoço, seguida de todos os doces do costume.


Ingredientes: 
1 Tamboril (1,5kg mais ou menos)
Camarão a gosto
1 Kg de Batatas às rodelas grossas
2 Cebolas grandes
4 Dentes de alho
3 Tomates bem maduros
1 Pimento
2 Folhas de louro
1 Ramo de ervas de cheiro (coentros, salsa, poejos)
Azeite 
Sal
1 Copo de vinho branco bom
Piri-piri a gosto

Preparação:
Amanhe o peixe e corte-o em pedaços.
Corte a cebola em rodelas, pique o alho e coloque num tacho. Regue com azeite. Junte o tomate sem pele, cortado em quadradinhos. Junte o pimento cortado em rodelas. Junte o peixe e tempere com o sal. Coloque as batatas por cima do peixe e junte o louro e as restantes ervas. Leve o tacho ao lume com os ingredientes todos em cru. Deixe levantar fervura e regue com o vinho e um pouco de água, se necessário. Rectifique o tempero e junte um pouco de piri-piri. Deixe cozinhar em lume brando durante 20/30 minutos. Junte alguns camarões crus e deixe cozinhar mais 5 minutos. Tape o tacho e deixe apurar até ser servido.

1 comentário:

  1. Hmm que bom aspecto, sei bem o bom que é comer de um tacho assim com a famelga toda. Em minha casa a caldeirada era algo sempre feito pelo meu pai e ficava sempre uma maravilha! beijos a todos

    ResponderEliminar