sexta-feira, 30 de maio de 2014

Souflés de Bróculos


Cá por casa os jantares são cada vez mais leves. Finalmente começo a levar o ditado que diz que o pequeno almoço deve ser de rei, o almoço de príncipe e o jantar de pobre à risca. Os meus pequenos almoços são cada vez mais ricos e os jantares mais pobres. Contudo, não me contento apenas com uma sopinha à noite e faço quase sempre mais qualquer coisa,. Esta semana experimentei fazer estes souflés de bróculos, uma receita que a nutricionista Ana Bravo aconselha no livro "Dieta Viva".

Ingredientes:
1 Cebola
4 Dentes de alho
3 Ovos
1 Clara de ovo
2 Colheres de sopa de azeite
4 Colheres de sopa de farinha
2 Chávenas de chá mal cheias de leite
2 Chávenas de chá de bróculos cozidos e finamente picados
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Manteiga para untar as formas

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e reserve.
Num tacho, coloque o azeite juntamente com a cebola e o alho bem picados e deixe refogar. À parte dissolva a farinha no leite e junte ao refogado. Acrescente as gemas, mexendo sempre. Adicione os bróculos e tempere com sal e pimenta. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Junte as claras e envolva todo o preparado. Unte as formas com a manteiga e encha com o preparado. Leve ao forno até os souflés ficarem dourados, o que demora mais ou menos 20 minutos.

Nota: Na receita original é usada farinha integral, leite magro, flor de sal e manteiga magra. Não é utilizada pimenta.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Sumo Detox Manga Laranja Cenoura


Então mas os sumos detox não são todos verdes? Não, não necessariamente. Podem ser verdes, cor-de-laranja, cor-de-rosa, amarelos, tudo depende dos ingredientes que adicionarmos.  E são para beber apenas em caso de dietas desintoxicantes? Não, pelo menos não é com esse propósito que os consumo. O meu objectivo inicial com estes batidos foi de alguma maneira "obrigar-me" a tomar o pequeno almoço a horas decentes. Durante a semana tenho um horário rotativo e nos dias em que entro mais cedo levanto-me por volta das 7h30 e antigamente apenas tomava o pequeno almoço por volta das 10h00/10h30. Não tinha apetite e a comida enjoava-me de manhã. Agora, e graças aos batidos por volta das 8h00/8h30 já consigo beber o meu pequeno almoço. Muitas das vezes vou a bebê-lo a caminho do trabalho.
Há muita informação na internet sobre estes batidos detox e sobre as suas mais variadas funções. Para mim, servem para eu tomar um pequeno almoço completo, repleto de vitaminas e energia para começar o dia. Aqui fica a receita do que fiz esta manhã. Na página da Cozinha da Su no Facebook - https://www.facebook.com/pages/A-Cozinha-da-Su/265085963553634 -, já existe uma outra receita, e esse sim é verdinho.

Ingredientes:
1 Laranja descascada
1/2 Manga descascada
1 Cenoura pequena
3 Folhas de alface
1 Colher de Mix de ómega 3
1 Colher de chá de Maca
Água fresca

Preparação:
Junte todos os ingredientes num liquidificador e reduza-os a puré. Se achar que fica muito espesso junte um pouco mais de água fresca. Beba de seguida para não perder nenhuma vitamina.


segunda-feira, 5 de maio de 2014

Tarte de Espinafres com Queijo de Cabra



Parece que desta vez é que a Primavera veio para ficar. Com os dias mais longos, os jantares são mais tardios e querem-se leves. Tartes, saladas e sopas têm feito parte do menu diário. Hoje deixo-vos esta tarte que foi feita com o que havia lá por casa. Ficou óptima e é receita a repetir.

Ingredientes:
1 Embalagem de espinafres congelados
1 Lata pequena de cogumelos laminados
1/2 queijo de cabra
1 Ovo
1 Pacote de natas light
Espargos para decorar
Sal
Pimenta
Alho em pó
1 Fio de azeite
1 Embalagem de massa folhada

Preparação:
Comece por descongelar os espinafres numa frigideira em lume brando. Quando estiverem descongelados regue com um fio de azeite e tempere com sal e alho. Deixe ganhar sabor e evaporar a água da congelação. Junte o queijo de cabra cortado em fatias finas e os cogumelos. Envolva bem e retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente.
À parte misture o ovo com as natas e tempere com sal e pimenta. Junte a mistura de espinafres com o queijo e os cogumelos.
Forre a tarteira com a massa folhada e cubra com o preparado. Decore com espargos e leve ao forno durante 30 minutos ou até estar cozinhada. Sirva quente ou fria.