quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Pão Caseiro - Artisian Bread


Pão acabadinho de fazer todos os dias? Ainda mais rápido do que cozer na máquina do pão? Sim, é esta receita. A massa é simples de fazer e pode guardar-se no frigorífico até duas semanas. Sempre que lhe apetercer um pão acabado de fazer, corta um pouco de massa, molda-a e leva-a ao forno. E voilá, o pão está pronto. Está a apetecer-lhe uma pizza? Não há problema, abra o frigorífico, estique a massa e escolha os ingredientes que mais gosta. Tirei a receita daqui, mas a original é do http://www.artisanbreadinfive.com/.

Ingredientes:
6 ½ Copos de farinha de trigo
3 Copos de água morna
1 ½ Colher de sopa de fermento biológico seco (1 saqueta)
1  Colher de sopa (rasa) de sal grosso
Farinha de milho para polvilhar q.b.

(1 copo = 1 cup = aproximadamente 235 ml)


Preparação:
Numa caixa plástica grande e que tenha tampa, misture muito bem todos os ingredientes com uma colher de pau e tape o recipiente. Guarde-a tapada no frigorífico, onde pode conservar-se até 2 semanas. Se quiser utilizar a massa no próprio dia, deixe-a descansar pelo menos 2 horas. Molde e leve ao forno 30 minutos, mais ou menos, dependendo do tamanho do pão que moldou.
Nos dias seguintes quando quiser pão quente retire o recipiente do frigorífico, e com as mãos enfarinhadas pegue num pedaço de massa e corte com uma faca. Sem voltar a amassar a massa que retirou, dê-lhe a forma pretendida dobrando as bordas da massa para dentro, tendo o cuidado de não apertar muito a massa para que esta não perca o ar que se formou dentro dela.
Deixe repousar no tabuleiro onde vai a cozer a massa, previamente polvilhado com farinha de milho, durante pelo menos 30 minutos. (Eu só deixei repousar o tempo que o forno demorou a aquecer).
Polvilhe o pão com um pouco de farinha de trigo e faça uns cortes na massa para que esta abra durante a cozedura.
Coloque o pão no forno bem quente e deixe cozer durante 30 minutos.

7 comentários:

  1. Su.... eu adoro pão caseiro ando sempre em busca de novas receitas e este teu pão està simplesmente fantàstico amiga, gostei imenso!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beth, esta receita já anda a circular há imenso tempo, mas ainda não a tinha feito. Acho que vai passar a ser o meu pão de eleição. O pão fica estaladiço por fora e fôfo por dentro.
      Bjoo

      Eliminar
  2. Que post mais cheiroso! Se há coisa que adoro é o pão acabadinho de fazer. Grande dica :) beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá Beth, esta receita já anda a circular há imenso tempo, mas ainda não a tinha feito. Acho que vai passar a ser o meu pão de eleição. O pão fica estaladiço por fora e fôfo por dentro.
    Bjoo

    ResponderEliminar
  4. olá Su!tinha q comentar este post pq a verdd é q sou super fã do artisan bread in 5min :D. vivo neste momento nos states por isso fazer pão artesanal é obrigatorio!qd descobri esta receita, comprei logo o livro e ja experimentei imensos pães de variadas farinhas.fiiixe!a unica coisa q faço diferente é na cozedura. eu uso uma forma de cerâmica com tampa. deixo 40 min a 220ºC e depois, tiro a tampa e cozo mais uns 20 min. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Soblushed, obrigada pela dica, vou experimentar :)

      Eliminar