domingo, 18 de março de 2012

Polvo à Lagareiro


Diz-se que o polvo deve ser congelado antes de cozinhado. Não sei se este é mais um mito urbano ou não, mas eu uso sempre polvo congelado e nunca me lembro de ter comido polvo rijo cá em casa. Lembro-me de a minha mãe sempre me dizer que para o polvo ficar tenrinho devia ser sempre congelado. Lembro-me até, quando não era tão comum haver nos supermercados polvo congelado, dela o comprar fresco, limpá-lo bem e congelá-lo dois ou três dias antes de o cozinhar. Mito urbano ou não é mais uma daquelas coisas que faço, porque sempre foi assim que a minha mãe fez, e se corre bem, para quê questionar?!
O verdadeiro Polvo à Lagareiro é feito na brasa, contudo, como nem toda a gente tem o privilégio de poder ter uma churrasqueira ou barbecue, pode muito bem fazer-se no forno, que também fica uma delícia.

Ingredientes:
1 Polvo congelado
1 Cebola
500 gr. de Batatinhas novas
Sal grosso
5 a 6 Dentes de alho

Azeite

Preparação:
Coza o polvo com a cebola e o sal na panela de pressão durante 20 minutos.
Escorra bem a água e leve ao forno num tabuleiro com um pouco de azeite no fundo e 2 dentes de alho laminado. Deixe assar.
À parte aqueça o azeite com os restantes alhos laminados.
Sirva com batata a murro.

6 comentários:

  1. que optimo aspecto. Como eu adoro polvo. De todas as maneiras e feitios. :)

    Ja estou a seguir o seu cantinho.

    Beijoka

    ResponderEliminar
  2. Adoro polvo e julgo que não seja mito o ter de o congelar.. tb já ouvi em muito lado que é o que se deve fazer e o Paulo tem um colega que faz pesca e é o que ele faz antes de vender á malta. beijos e boa semana

    ResponderEliminar
  3. como se cozinha as batatas a murro gostava que me ensina-se agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel, peço desculpa pela demora na resposta, mas, infelizmente, tenho andado um pouco ausente da minha cozinha.
      De qualquer forma aqui fica a forma de fazer batata a murro.
      O ideal é utilizar batata nova pequenina. Lavam-se bem as batatas (com a casca) e levam-se ao forno a assar num tabuleiro apenas polvilhadas com sal. Para se mais rápido, normalmente dou-lhe uma cozedura prévia no lume, escorro bem a água e depois sigo os mesmos passos até a casca estar estaladiça.
      Na hora de servir, dá-se um murro (soco) nas batatas para estas racharem e para estarem prontas a regar com o azeite quente.\
      Espero ter ajudado.

      Eliminar