sábado, 31 de março de 2012

Portobellos Recheados com Legumes e a Hora do Planeta


Hoje, dia 31 de Março entre as 20h30 e as 21h30 celebrou-se a Hora do Planeta. Durante esta hora milhões de pessoas apagaram as luzes, num acto simbólico promovido pela organização WWF, numa tentativa de alertar para o aquecimento global do nosso planeta. Eu fiz a minha parte, às 20h30 desliguei todas as luzes e acendi as velas. Pela primeira vez cozinhei à luz das velas e gostei. Pena mesmo foi estar a cozinhar só para mim, num ambiente tão romântico e sereno. Mas foi diferente, cortar os legumes à luz das velas, cozinhar com a luz do lume e depois jantar no silêncio e na meia luz. Esperei pelas 21h30 para gratinar o queijo dos cogumelos e depois mesmo já tendo passado a hora do Planeta, desliguei o forno e sentei-me à mesa, abri os cortinados e jantei sem acender as luzes e a ver e a ouvir a chuva a caír. E soube-me tão bem.

Ingredientes:
4 Cogumelos Portobello grandes
2 Colheres de sopa de alho francês cortado em rodelas muito fininhas
1/2 Beringela cortada aos quadradinhos
1 Tomate cortado aos quadradinhos
1 Dente de alho
1 Fio de Azeite
1 Raminho de Coentros picados
Orégãos
Sal

Preparação:
Lave bem os cogumelos e retire-lhes os pés. Escave um bocadinho os cogumelos com uma faca de modo a que fiquem um pouco mais fundos para se conseguirem rechear. Pique os pés e o excesso que tirou de dentro dos cogumelos e reserve.
Junte todos os legumes, bem como os pés e o interior dos portobellos, previamente cortados, numa frigideira com um fio de azeite e tempere com um pouco de sal, os orégãos e os coentros. Deixe saltear 3 minutos. Recheie os portobellos e polvilhe com um pouco de queijo ralado. Leve ao forno 15 minutos.

2 comentários:

  1. Luz de velas.. sozinha não bem acompanhada por esses cogumelos, bem bom :) Bom domingo kiss kiss

    ResponderEliminar
  2. Adoro, adoro, adoro... cogumelos e então recheados, são uma perdição. Gostei dos ingredientes que usaste e ficaram lindos!
    Bom domingo
    Bjs

    ResponderEliminar