sábado, 28 de janeiro de 2012

Moamba de Galinha



As primeiras vezes que comi moamba foram feitas pela minha amiga e ex-cunhada C. A C. é Angolana e deu a conhecer este prato à minha família há mais de 15 anos. Depois de comermos tantas vezes a Moamba da C. comecei eu a cozinhá-la. 
Andei a investigar e a Moamba está para Angola mais ou menos como o caril está para a Índia, ou seja, há várias maneiras de preparar a Moamba e parece que cada família angolana a prepara à sua maneira. Há quem acompanhe com amendoim, há quem junte beringela, enfim, um sem número de maneiras de cozinhar este prato típico.
Nós acompanhamos com banana frita e com funge de mandioca ou de milho. Quando há alguém na mesa que nunca comeu Moamba opto por fazer também um arroz branco normalíssimo com água de coco, porque o funge tem um sabor e consistência muito próprios e que nem toda a gente aprecia.

Ingredientes Moamba:
1 Frango (partido para guisar)
1 Cebola
4 Dentes de alho
1 Tomate
1 Lata de preparado de Moamba
Óleo de palma
200 gr. de Quiabos
Sal
Gindungo (a gosto)
4 Bananas
Farinha de mandioca

Ingredientes Feijão de Óleo de Palma:
1 Lata de feijão branco
3 Colheres de sopa de óleo de palma

Ingredientes Funge:
250 gr. de Farinha de mandioca
750 ml. de Água
Sal

Preparação Moamba:
Tempere o frango com sal e o alho. Coloque 2 colheres de sopa de óleo de palma num tacho e deixe derreter. Leve o frango a alourar um pouco nesse óleo. Retire o frango e acrescente mais uma colher de óleo de palma no tacho. Junte a cebola picada e o tomate cortado em quadradinhos. Deixe refogar. Junte de novo o frango e a lata do preparado da moamba. Tempere com um pouco de gindungo ou piri-piri. Deixe levantar fervura e junte os quiabos partidos (longitudinalmente) ao meio. Envolva tudo e deixe o frango cozinhar, mais ou menos 25 minutos. Se o molho estiver muito grosso pode juntar-se um pouco de água a ferver para não agarrar ao tacho. Rectifique o tempero.

Descasque as bananas e parta-as em 3 e passe-as pela farinha de mandioca. Leve a fritar em óleo bem quente.

Preparação Feijão de óleo de Palma:
Num tachinho leve a derreter o óleo de palma. Junte a lata de feijão branco cozido (escorrido), deixe ferver.

Preparação Funge:
Dilua a farinha de mandioca em cerca de metade de água fria e tempere com sal. Leve a restante água a ferver. Quando levantar fervura junte a mandioca já diluída e vá mexendo sempre. Deixe cozinhar até engrossar. 

Notas:
Quiabos: Dão uma consistência gelatinosa à Moamba
Funge: Quando começa a estar cozido fica com uma cor acinzentada. Também pode ser feito com farinha de milho, cozinhando-se exactamente do mesmo modo.

4 comentários:

  1. Que aspecto delicioso! Tenho de experimentar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Se gostas de sabores fortes, experimenta sim Sofia. Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. mto bom,obrigada pela receita

    ResponderEliminar
  4. Aqui em Angola utilizam também a manteiga de amendoim (Kitaba) para a moamba.

    ResponderEliminar