sábado, 25 de fevereiro de 2012

Bolo de Bolacha

E para apagar as velas do 40º Aniversário do mano o bolo preferido do miúdo. Bolo de Bolacha, normalíssimo, com creme de manteiga, com uma piadinha de m&m's triturados por cima. Feliz Aniversário Mano.


Ingredientes:
2 Pacotes de bolacha Maria
250 gr. de Manteiga
200 gr. de Açúcar
2 Gemas
Café forte


Preparação:
Bater a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar. Juntar as gemas e 4 colheres de sopa de café. Bater bem até formar um creme.
Molhe as bolachas em café e cubra com o creme. Vá fazendo camadas até terminar o creme. Enfeite com bolacha picada ou chocolate picado. Eu piquei m&m's de amendoim.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Lulas com Ananás e Molho de Ostras

Fácil e rápido de preparar...é o que se quer nestes últimos dias.

Ingredientes:
1 Embalagem de lulas limpas
1 Cebola
100 ml. de Tomate em calta
4 Colheres de sopa de molho de soja
5 Colheres de sopa de Molho de Ostras
4/5 Rodelas de ananás fresco
Azeite
Sal
Pimenta

Preparação:
Descongele as lulas e corte-as às rodelas. Refogue a cebola num pouco de azeite. Junte o tomate, o molho de soja e o molho de ostras. Junte as lulas. Tempere com sal e pimenta. Não use muito sal, porque o molho de soja já é salgado. Deixe cozinhar por 15 minutos. Junte o ananás partido aos bocadinhos e deixe cozinhar mais 5 minutos ou até as lulas estarem macias.
Sirva com batata nova cozida e uma salada verde.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Coquinhos


Acho que estes foram os primeiros bolinhos que fiz na vida, aí com uns 10 anos e com a ajuda preciosa da minha mãe. São simples, rápidos e deliciosos. Óptimos para quando apetece assim um docinho a meio da semana e não se tem muito tempo.


Ingredientes:
200 gr. de Coco ralado
200 gr. de Açúcar branco
2 Colheres de sopa de manteiga derretida
4 Gemas
Açúcar em pó para polvilhar


Preparação:
Bata as gemas com o açúcar até formar um creme. Junte depois o coco e a manteiga derretida. Misture bem. Faça bolinhas e distribua por um tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno até estarem lourinhos (10/15 minutos). Retire do forno e polvilhe com açúcar em pó.


Nota: Para manter a humidade dentro do forno e para que os bolinhos não sequem, quando os colocar no forno, coloque também um recipiente com água a ferver.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Soja à Bolonhesa

Hoje precisava de algo rápido e que pudesse levar no dia seguinte para o meu almoço no escritório. Na despensa havia um resto de penne e um resto de soja fina, resultado esta bolonhesa. 


Ingredientes:
1 Chávena de soja fina
125 gr. de Tomate em calda
1 Cebola
1 Dente de alho
Sal
Pimenta
Orégãos
Massa à escolha
Queijo ralado


Preparação:
Demolhe a soja em água morna durante 20 minutos. Coza massa a gosto (eu cozi penne, porque era o que tinha em casa. Pode fazer com esparguete. Pode até fazer lasanha).
Refogue o alho e a cebola picada num pouco de azeite. Insira o tomate e tempere com sal, pimenta e orégãos. Junte a soja previamente demolhada e bem escorrida. Deixe cozinhar por 15 minutos.
Sirva com queijo ralado a gosto e leve a gratinar no forno.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Sweets for my Sweet - Mini-Cheesecake de Morango


Aqui fica uma sugestão para o Dia dos Namorados. Não sei porquê mas quando penso em refeições para o Dia dos Namorados penso em morangos, chocolate, camarão. O ingrediente escolhido para vos propor foi o morango e daí nasceram estes mini-cheesecakes.
Tenho umas quantas receitas de cheesecake de lado para experimentar. Há várias formas de fazer cheesecake, com vários tipos de queijo, uns que apenas vão ao frigorífico, outros até que vão ao forno. Este foi feito com requeijão, foi ao frigorífico durante duas horas e ficou uma delícia. Fiz em formas de Crème Brulée. Para desenformar bastou colocar as taças dentro de uma outra taça com água quente, durante uns segundos para derreter ligeiramente a gelatina e se despegar da taça.


Ingredientes:
1 Requeijão de Seia
200 ml de Leite
120 gr. de Açúcar mascavado
2 Ovos
5 Folhas de Gelatina
150 gr. de Bolachas Digestivas ou de aveia
60 gr. de Manteiga
6 Morangos
1 Colher de sopa de açúcar branco


Preparação:
Triture as bolachas juntamente com a manteiga durante um minuto, para fazer a base dos mini-cheesecakes. Distribua por 6 taças e pressione com uma colher, ou com os dedos, de modo a que a base fique lisa e firme.
Coloque o requeijão, o leite, o açúcar e os ovos no liquidificador e triture. Junte as folhas de gelatina previamente derretidas e triture mais uns segundos. Distribua o preparado pelas taças e leve ao frigorífico a solidificar. Antes de servir, triture os morangos com uma colher de açúcar e cubra cada taça com uma colher de sopa deste coulis de morango.


Nota: Para derreter as folhas de gelatina deve demolhá-las previamente durante uns minutos. Quando estiverem moles, espremem-se bem e levam-se ao micro-ondas durante uns segundos a derreter. Usam-se apenas quando estiverem bem líquidas para não deixarem aquela espécie de bocados de plástico que surgem quando a gelatina não é bem derretida

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ervilhas com Ovos Escalfados


Uma receita rápida e fácil de preparar, para os dias em que a imaginação não é muita.


Ingredientes:
500 gr. de Mistura de ervilhas e cenoura baby
1 Cebola
100 gr. de Tomate pelado
125 gr. de Bacon aos quadradinhos
4 Ovos
Sal
Pimenta
Azeite


Preparação:
Pique a cebola e refogue-a num tacho, juntamente com o bacon aos quadradinhos. Junte o tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte a mistura de ervilhas e cenoura, tempere com sal e pimenta e cubra com água a ferver. Deixe cozinhar durante 15/20 minutos. Quando as ervilhas estiverem cozidas coloque os ovos por cima para escalfarem. Está pronto a servir.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Fofos de Atum


Hoje só havia sopa para o jantar mas estava a apetecer-me mais qualquer coisa, vai daí saíram estes fofos do forno. Já andava de olho neles há algum tempo no site da Gasparzinha. Segui a receita da massa tal e qual e o recheio foi feito a olho. A próxima experiência vai ser com chouriço alentejano do bom.


Ingredientes Massa:
250 gr. de Farinha
2 Colheres de chá de fermento
1 Colher de café de sal fino
25 gr. de Margarina
50 gr. de Óleo
400 ml. de Leite
2 Ovos



Ingredientes Recheio:
1 Cebola pequena
1 Dente de alho
6 Cogumelos frescos
2 Latas de atum
100 gr. de Tomate em calda
Sal
Pimenta 
Orégãos
Coentros


Preparação Massa:
Misture todos os ingredientes da massa e bata bem com a batedeira ou no liquidificador. A massa fica líquida. 


Preparação Recheio:
Pique a cebola e o alho e leve a alourar numa frigideira com um pouco de azeite. Junte os cogumelos picados e deixe refogar um pouco. Junte depois o tomate e tempere com o sal, a pimenta, os orégãos e os coentros. Junte o atum bem escorrido e deixe no lume mais 5 minutos. Reserve.
Unte as forminhas com margarina e farinha. Deite um pouco de massa no fundo das formas, recheie com o preparado de atum e cubra com mais um pouco de massa. É importante que se ponha mais massa no fundo da forma do que no cimo, para que fiquem firmes e não se desmanchem ao desenformar. Leve ao forno a cozer 15 minutos. Desenforme e já está!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Açorda Alentejana


De volta aos sabores e cheiros da minha infância...de volta ao Alentejo, deixo-vos com esta típica Açorda Alentejana que a minha ama fazia como ninguém.
Há quem chame açorda aquele pão cozido no tacho, por vezes com camarão, ou bacalhau. Para mim, a isso chamam-se migas. Na verdadeira açorda Alentejana o pão não vai ao lume, nem mesmo o azeite ou os coentros. Eu prefiro esta, simples e deliciosa. Há muitas variantes, podendo ser feita com bacalhau, ou tomate. O que não pode mesmo faltar são os coentros.


Ingredientes:
1 Molho de coentros 
1 Molho pequeno de poejos
4 Dentes de alho 
1 Colher de sopa de sal grosso 
4 Colheres de sopa de azeite 
1,5 l de Água a ferver 
400 gr. de Pão alentejano do dia anterior
4 Ovos 


Preparação:
Num almofariz, pise bem os coentros e os poejos com os dentes de alho e o sal grosso. 
Deite esta papa numa terrina. Ferva a água e escalfe os ovos.
Retire-os e coloque-os de lado.
Regue a papa que fez com as ervas e o alho, com o com azeite e depois com a água 
a ferver. 
Nos pratos de servir coloque o pão cortado em fatias. Em cima coloque o ovo e regue com a sopa da terrina. Acompanhe com azeitonas temperadas com alho e orégãos.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Legumes Marroquinos com Couscous

Cada vez que faço este prato lembro-me da minha miga Marmita. Foi ela que me ensinou a preparar o couscous. Tinha experimentado umas quantas vezes a fazer como está explicado no pacote (do Pingo Doce), mas ficava sempre em papa. E voilá, depois da explicação da Marmita, agora faço um couscous bastante soltinho e apresentável.

Ingredientes:
1 Cebola
1 Courgete
1 Beringela
1 Cenoura
1 Tomate
200 gr. de Abóbora 
200 gr. de grão cozido
4 Colheres de sopa de tomate em calda
Tajine Marroquino (à venda nos supermercados da marca Margão, ou nas lojas da especialidade no Martim-Moniz)
Sal
Azeite q.b.
Couscous

Preparação Legumes Marroquinos:
Corte a cebola às rodelas e refogue-a num pouco de azeite. Junte o tomate cortado aos cubos (sem pele) e o tomate em calda. Junte a courgete, a beringela, a cenoura e a abóbora cortada em cubos. Tempere com sal e com o tajine marroquino. Junte um pouco de água e deixe cozinhar 15 minutos. Junte depois o grão cozido e escorrido. Deixe cozer mais 5 minutos e rectifique os temperos.


Preparação Couscous:
Numa taça de vidro junte uma chávena de couscous e cubra-os com uma chávena de água a ferver. Tape os couscous com uma película aderente e deixe repousar entre 5 a 10 minutos. Retire a película e solte os grãos de couscous cuidadosamente com um garfo.


Nota 1:
Se não tiver em casa Tajine Marroquino, nem o encontrar no supermercado, pode prepará-lo moendo, num almofariz, os seguintes condimentos:
1 Colher de café de cominhos
1 Colher de chá de pimentão doce
1 Colher de café de sementes de coentros
3 Folhas de hortelã fresca
1/2 Colher de café de canela
Alguns ramos de coentros frescos picados
Alguns ramos de salsa fresca picada
2 Cravinhos
Pimenta preta


Nota 2:
Costumo juntar aos couscous normais um preparado de couscous para Tabule, que se compra no Jumbo ou no Eleclerc, que são bastante condimentados. O que costumo fazer é juntar uma chávena de couscous normais com 3/4 colheres destes couscous preparados para Tabule, no entanto, pode perfeitamente utilizar-se apenas os couscous normais.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Bolo Lêvedo


O Bolo Lêvedo é típico dos Açores. A primeira vez que comi foi na Ilha de S. Miguel. Em todos os hotéis da ilha há estes bolos para o pequeno-almoço. Não é um bolo, mas também não é um pão. O que eu tenho a dizer sobre estes bolos é que são óptimos, simples, com manteiga, com doce, com queijo...
A receita foi retirada daqui.

Ingredientes:
1/2 kg. de Farinha de trigo
125 gr. de Manteiga açoriana
125 gr. de Açúcar
20 gr. de Fermento de padeiro
2 dl. de Leite
Raspa de limão
2 Ovos
1 Pitada de sal
Preparação:
Na cuba da máquina coloque o leite morno, a manteiga amolecida, os ovos, o fermento de padeiro esfarelado, o açúcar, o sal e finalmente a farinha. Programe o programa de massa e deixe-o correr até ao fim. Quando a máquina apitar deixe estar por mais meia hora. Retire, forme bolas e coloque-as num tabuleiro com farinha. Cubra com um pano e deixe levedar mais meia hora.
Achate as bolas e coloque-as a cozer numa frigideira anti-aderente, em lume brando. Vá voltando os bolos para não queimarem.

Nota: Dependendo do tamanho dos ovos, pode ser necessário acrescentar um pouco mais de farinha. Quando a máquina estiver a amassar, se achar que necessita de mais farinha acrescente-a nesta altura.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Portobellos Recheados com Bacon

Adoro cogumelos, e faço-os das mais variadas formas. Hoje deixo-vos estes com bacon salteado, que são óptimos para uma entrada quando os amigos aparecem cá por casa de repente.

Ingredientes:
1 Embalagem de cogumelos portobello frescos
1 Embalagem de bacon aos cubinhos (150 gr. mais ou menos)
Sumo de meio limão
1 Colher de sopa de manteiga
1 Colher de sobremesa de Paprika
Sal

Preparação:
Retire os pés aos cogumelos e parta-os em quadradinhos. Retire a pele aos cogumelos para eliminar qualquer vestígio de terra que possam ainda ter. Passe tudo por água e deixe escorrer bem. Aqueça bem uma chapa (ou frigideira anti-aderente) no lume. Coloque os cogumelos. Reserve um canto da chapa e coloque o bacon misturado com os pés dos cogumelos partidos. Tempere os cogumelos com um pouco se sal. Não precisa temperar os pés, porque como estão misturados com o bacon já vão ficar bem temperados.
Quando os cogumelos amolecerem recheie-os com os pés e o bacon salteado.
Prepare o molho com manteiga derretida, a paprika e o sumo de limão. Regue os cogumelos com este molho e sirva de imediato.