sexta-feira, 8 de maio de 2015

Leite de Aveia


Os benefícios do consumo de leite de vaca por adultos deixaram de ser consensuais entre os especialistas. Se por um lado há dados científicos que comprovam que o leite de vaca é um alimento completo com nutrientes essências e que dificilmente encontraremos noutros alimentos, por outro lado há também dados que comprovam alguns malefícios associados ao consumo deste produto. Acredito que como em tudo, deve haver moderação e não devemos ser drásticos nas mudanças na nossa alimentação diária.
Depois de ter passado uma vida inteira a beber leite de vaca diariamente e a achar que estava a fazer um bem à minha saúde comecei a ler estes estudos e a ser aconselhada pela minha médica a reduzir o consumo de leite devido a alguns pequenos problemas gástricos. Resolvi, então, mudar de hábitos e experimentar coisas novas. Aos poucos fui reduzindo a quantidade de leite de vaca e comecei a introduzir outras alternativas, como o leite de soja, de arroz, de aveia e de amêndoa e tem corrido bem. Confesso que não bebo nenhum destes leites como bebia o leite de vaca, a acabar de sair do pacote, fresco e simples. Uso-os em batidos, em papas de aveia, em sobremesas e em mousses e adoro. A grande desvantagem destes leites é o preço que continua a ser muito elevado em relação ao leite de vaca, daí esta experiência em fazer o meu próprio leite de aveia que diga-se, correu mesmo muito bem.
Nesta receita utilizei 2 figos secos para adoçar e dar mais algum sabor ao leite. Podem substituir os figos por tâmaras secas, por exemplo ou juntar umas gotas de essência de baunilha.

Ingredientes:
150 gr. de flocos de aveia
1 litro de água
2 figos secos

Preparação:
Comece por cortar os figos em quatro e coloque-os dentro de um recipiente de vidro. Junte a aveia e de seguida a água. Misture tudo e leve ao frigorífico pelo menos durante 4 ou 5 horas (eu deixei uma noite inteira).
Depois deste tempo de molho, leve tudo ao liquidificador durante uns segundos. Passe a mistura num passador fino para retirar apenas o leite. Volte a passar pelo passador uma segunda vez e armazene o leite numa garrafa de vidro. Este leite dura 3 dias no frigorífico. E voilá, está pronto para fazer deliciosas sobremesas, batidos, papas de aveia...

Nota: Agite bem antes de consumir

1 comentário:

  1. Olá...mulher abençoada...

    Passei para uma visitinha rapidinha, mas fui ficando,ficando
    FOFA!! ADOREI SABER MAIS SOBRE VOCÊ, SEU BLOG ESTÁ LINDO!!
    BEIJÃO

    ResponderEliminar